Como diminuir a falta de pasto na seca

A nutrição do gado no período da seca é um dos maiores desafios do pecuarista. Mas fazer do pasto um aliado nesse período do ano pode trazer benefícios. Porém, o preparo precisa ser feito ao longo do ano para que o pasto na seca esteja adequado para o gado.

O pasto deve estar sadio o ano todo para que o gado tenha condições nutricionais suficientes para manter a engorda. Por isso, manter um cuidado durante o período das águas faz com que na seca o pasto mantenha o crescimento, mesmo com a falta de chuvas.

 

Para ter pasto na seca, mantenha-o saudável o ano todo
Para ter pasto na seca, mantenha-o saudável o ano todo. – Foto: Reprodução Internet

Dicas para manter o pasto na seca

 

Entre os métodos para manter o pasto na seca a fim de evitar a perda de peso, estão:

  • A técnica feno-em-pé: quando a propriedade é dividida em duas. 50% do pasto será fechado e vedado para ser usado somente no período da seca. Feito de maneira correta, a propriedade terá um pasto com alto teor nutricional e em grande quantidade. Saiba mais detalhes na dica exclusiva do assunto: Feno em pé precisa de manejo de pastagem;
  • Investir em forrageiras resistentes como Avena sativa), milheto (Penisetum americanum), sorgo forrageiro (Sorghum vulgare);
  • Silagem de cana-de-açúcar que é um excelente alimento para todos os animais e o maior investimento que o produtor faz é na alimentação e nutrição. A cana é utilizada por ter uma quantidade de açúcar muito boa, o que dá energia para o gado, é um alimento que dá em qualquer solo brasileiro.

A seca é muito temida, porém com suplementação adequada é possível prevenir a perda de peso e o rendimento de carcaça.  É preciso se precaver o ano todo. Não apenas um mês antes da falta de chuvas. Esse é um dos fatores de sucesso da produtividade. Nosso país tem diversos fatores climáticos como temporais, geadas, vendavais, secas, umidade. Para que o gado não sofra bruscos impactos, manter a saúde em dia é essencial. Por isso que unir um bom pasto com uma suplementação de qualidade no cocho é sinônimo de lucratividade.

 
Boi Saúde Logo Preto - Como diminuir a falta de pasto na seca

Total Corte Premium:
Suplemento vitamínico e mineral com virginiamicina!


2 pensou em “Como diminuir a falta de pasto na seca”

  1. Gostaria de receber a receita do sal proteinado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami