Sal proteinado e vacas de cria: como oferecer?

Se você, amigo produtor, é leitor assíduo do nosso blog, já deve estar cansado de ler que o sal proteinado precisa ser oferecido o ano todo. Caso seja seu primeiro texto aqui, se acostume com a ideia. Mas no caso de matrizes, como o fornecimento deve proceder? Por isso, nesta dica, a nossa orientação será a respeito da relação entre sal proteinado e vacas de cria.

Quando tomamos a decisão de atuar com reprodução na nossa propriedade, precisamos estar cientes de que a nutrição é obrigatória. E o início do oferecimento do sal proteinado no cocho para vacas de cria, precisa ser iniciado antes da monta ou inseminação. Se você quer aprofundar seus conhecimentos sobre o tema, confira: Nutrição ideal para vacas prenhas.

 

Sal proteinado e vacas de cria

 

A expectativa de todo produtor é que as vacas de cria gerem bezerros saudáveis, certo? Por isso, a suplementação deve ser contínua. E um dos principais nutrientes que garantem uma boa formação óssea do animal que está sendo gerado é o sal proteinado. Ainda, o produtor precisa se preocupar não apenas com saúde do bezerro, mas também com a da vaca.

Problemas no parto podem acontecer devido a má nutrição e fraqueza da matriz. Mas há outros fatores também. Bem-estar animal, água ideal para consumo e um local com sombra são aspectos ideais para promover uma reprodução saudável.

 

Sal proteinado e vacas de cria
Sal proteinado e vacas de cria: relação de consumo que garante saúde para matriz e bezerro. – Foto: Mundo Del Ganadero.

Os três meses finais da gestão bovina são conhecidos como período crítico. Isso, porque o bezerro completa a formação nesta fase.

Um dos problemas que pode acontecer durante o parto, quando a nutrição é deficiente é a retenção de placenta. Se o problema já aconteceu na sua propriedade ou se quer saber o que fazer quando ocorre o problema, acesse: O que fazer quando há retenção de placenta em vacas.

 

Dose ideal de sal proteinado para vacas de cria 

 

O sal proteinado precisa ter o consumo controlado. Segundo a Embrapa, um animal deve consumir 1 grama de sal proteinado por cada peso vivo do animal por dia, independentemente do sexo.

Por exemplo, uma vaca de 400 kg, deve consumir 400 gramas de sal proteinado por dia.

 
Boi Saúde Logo Preto - Sal proteinado e vacas de cria: como oferecer?

Sal Proteinado:
Receba grátis uma receita de sal proteinado.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo