Raça Nelore: ideal para gado de corte?

Gostou? Compartilhe!

Uma dúvida muito comum é qual raça escolher para o gado de corte. Nesta dica, a Boi Saúde aborda a raça mais utilizada no Brasil, a raça Nelore. Mais de 80% do rebanho de corte brasileiro é da raça Nelore.

No final do texto, não deixe de comentar o que achou das dicas. Caso tenha alguma dúvida, escreva pra gente também, combinado?

Em primeiro lugar, a pelagem branca e a pele preta trazem uma resistência muito grande ao calor. Inclusive, muitos afirmam que o Nelore é o animal que reúne as melhores características para as condições climáticas brasileiras.

Em segundo lugar, a origem é indiana, por isso, a adaptação ao nosso clima é mais fácil que algumas raças europeia, devido ao calor.

 

 

As principais características são:

  • Rusticidade;
  • Resistência a parasitas;
  • Resistência a doenças;
  • É um gado muito valorizado na pecuária;
  • Tem carne de boa aceitação no mercado;
  • Além disso, tem bom ganho de peso, tanto a pasto, como no confinamento.

 

raça Nelore
Raça Nelore é a mais produzida no Brasil. – Foto: reprodução/internet.

Dica fundamental para raça Nelore 

 

Agora, segue a informação dessa dica! Evite ao máximo o manejo com o gado. Ou seja, faça somente as vacinações obrigatórias e dê preferência aos tratamentos de cocho.

Se você ainda não tem um calendário sanitário na sua propriedade, te mostramos um modelo da Embrapa na dica: Calendário sanitário para bovinos: como planejar.

Contudo, não esqueça de descuidar do cocho, amigo produtor. Não é porque o gado não demanda muitos cuidados no pasto, que essa estrutura deve ser deixada de lado. Confira: Manutenção do cocho evita desperdícios.

Diminui a mão de obra, não estressa o gado, não corre risco de lesão. O bem-estar animal é uma ação fundamental para manter os animais sadios, tranquilos e livres do estresse. Quando o animal é acuado, sofre maus-tratos e tem medo dos humanos, libera com frequência o cortisol. Esse hormônio prejudica a engorda e no trajeto entre a propriedade e o frigorífico, pode escurecer a carne, por exemplo. Sendo assim, para evitar esse prejuízo, indicamos a leitura: Cuidados no transporte de gado de corte.

Como a raça Nelore é de um gado reativo, evitar o manejo é uma estratégia que traz qualidade e facilidade para o dia a dia da fazenda.

E não termine essa dica sem nos dizer o que você achou do conteúdo. Sabe como? Deixando seu comentário. Afinal, a sua opinião é muito importante para o nosso trabalho.
 

Boi Saúde no YouTube

 
Outra maneira de se atualizar e obter conhecimento sobre produção de gado é pelo nosso canal de vídeos.

Toda semana, uma nova dica do nosso consultor, José Carlos Ribeiro é publicada focada sempre em te proporcionar maior produtividade.

Então, acesse agora mesmo e desfrute de todo o conteúdo já disponível: Boi Saúde no YouTube.

Aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações, combinado?

Esperamos que essa dica tenha sido uma fonte de informação e conhecimento para seu negócio. Nos vemos em breve. Então, até lá!

Por fim, quer saber mais informações sobre o Nelore? Adquira um material completamente grátis.

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*