Quanto custa uma novilha no mercado pecuário?

Gostou? Compartilhe!

A compra e venda de gado faz parte da rotina de uma propriedade rural que atua com criação de bovinos. Mas quanto custa uma novilha no mercado pecuário? Será que esse animal jovem tem boas projeções para aquisição?

A novilha é uma vaca que nunca ficou prenhe. Muitos produtores adquirem o animal nessa fase para criação na recria. Ou até mesmo para reprodução.

A recria é a fase mais extensa da pecuária. Engordar o bovino e manter o manejo em dia faz parte da produção.

 

Quanto custa uma novilha no mercado pecuário?

 

O preço é calculado por quilo. E cada região do país tem um número diferente. Portanto, caso chegue até você um preço tentador, antes de comemorar, verifique que faz parte do seu território.

As cotações diárias são divulgadas logo cedo. Uma indicação para acompanhamento é a Scot Consultoria. O preço varia de acordo com o dia e também época do ano.

Mas se seu interesse é compra ou até venda, já se programe porque o preço é acima de R$ 1 mil. Além disso, quanto mais gorda, maior o preço.

Ainda, além do preço base, temos também a variação da raça e condições genéticas. Ou seja, se a novilha for fruto de cruzamento de gado pura origem, o valor pode ser diferenciado da tabela. Sendo maior.

Saiba mais sobre gado pura origem: O que significa e como comprar boi PO.

 

quanto custa uma novilha
Quanto custa uma novilha no mercado pecuário? – Foto: Agropecuária Beleza

Qual o manejo adequado para novilha gorda? 

 

Já que a compra é por peso, já pensou em como está a engorda das suas novilhas?

Em primeiro lugar, o que você oferece no cocho garante um peso a mais na balança. Principalmente, se você está focando na reprodução. Para o primeiro parto, a novilha precisa ter, no mínimo, 300 quilos. Sobre a idade, acima de 27 meses.

Esses dados significam que a engorda é mais importante ainda quando se trata de criação de novilhas, não é mesmo?

A alimentação das novilhas baseada em alimentos volumosos e concentrados oferece uma nutrição adequada.

No entanto, não exagere em ingredientes que resultam em gordura nas mamas. Quando esse problema acontece, impede que a amamentação aconteça de forma saudável e adequada para matriz e bezerro, por exemplo.

Se essa é a sua dificuldade, te ensinamos como fazer uma receita de ração: Ração para novilhas: receita para engorda.

 

Complemente a nutrição 

 

Além da ração, o básico precisa ser feito. Se o seu sistema é a pasto, não esqueça da manutenção. Na seca e nas águas, reforce a nutrição com suplementos.

Sal mineral, sal proteinado e a virginiamicina são complementares na saúde e ganho de peso. O oferecimento direto no cocho facilita a lida para o produtor. E o melhor, como resultado, evita a perda de peso e nutre os animais de dentro para fora.

Sobre o uso, você se informa nos links:

As dicas sobre pecuária não param! Se manter informado, não só sobre o preço da arroba, mas a respeito da criação e manejo, aumentam sua produtividade. Uma das formas de obter mais lucro na propriedade é se aprimorar sempre. Além do nosso blog, você tem a oportunidade de acessar nossos vídeos. Clique: Boi Saúde no YouTube.

 

Referência

Scot Consultoria. Cotações – novilha gorda.

 
banner banner
 

2 pensou em “Quanto custa uma novilha no mercado pecuário?”

  1. Quero criar nelore , começando com novilhas, pra procriação, não sei nada sobre gado

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Pedro, fico muito feliz pela sua atitude. Desejo todo sucesso para sua propriedade. Conte conosco para as melhores dicas do mundo da pecuária!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*