Qual o melhor capim para feno

Estar preparado para suprir as necessidades nutricionais do gado durante a seca é um dos principais desafios do produtor. Entre as diversas opções de alimentação nesse período estão as forragens desidratas. Mas você sabe qual o melhor capim para feno?

Entre as várias espécies utilizadas como forrageiras que se adaptam e tem bons resultados de acordo com a região, existem algumas mais apropriadas para serem oferecidas como feno ao gado. A quantidade ideal é três quilos de feno para cada 100 quilos do animal.

Um fator muito importante que não deve ser deixado de lado durante a produção é a porcentagem de umidade do feno que deve ser de 15%. Esse índice permite um armazenamento adequado, sem perdas nutricionais, o que deixará o gado bem alimentado. O ponto certo é mediano, não muito úmido e nem muito seco. Dessa forma, não conterá excesso de fibras. O corte pode ser feito com roçadeira, em caso de pequenas produções.

 

Qual o melhor capim para feno

 

Capim elefante

Com boa aceitabilidade, auxilia no ganho de peso por ser volumoso. A melhor fase para corte desse tipo de capim para produção de feno é entre 30 e 65 dias. Nesse período, as fibras estão em baixa e a proteína em alta. O que proporciona ótima qualidade nutricional ao gado.

No processo de secagem, a forragem já picada deve ser espalhada em uma camada fina para que seja de forma rápida. Reforçando que a umidade deve ser entre 15% para não perder os nutrientes. Para saber como armazenar corretamente, clique no link: Como armazenar capim corretamente. 

 

capim para feno - Qual o melhor capim para feno
Capim para feno auxilia na nutrição durante a seca. – Foto: Fazenda Sonho e Realidade.

Tifton 85

Outra boa opção é o capim tifton. Tem bom crescimento e é resistente nos períodos da seca. Pode produzir de 10 a 15 toneladas de feno por hectare. Se o corte for feito na época das águas, a idade mais adequada é entre 20 e 25 dias. Já no inverno, esse tempo quase dobra e vai para 60 dias.

O tifton pode ser cortado de manhã, colocado para secagem e armazenado ao fim do mesmo dia. É indicado ser virado a cada duas horas.

 

Outras opções de capim para feno

  • Estrela;
  • Florakirk;
  • Vaqueiro para cavalos.

Aproveite que está aqui no blog e acesse a dica sobre silagem de capim: Silagem de capim para gado. 

E quiser saber a respeito da técnico feno-em-pé, te ensinamos na dica: Feno em pé para uso no período da seca. 

 

Referência:
LIMA, J.A. de; CUNHA, E.A da Feno de capim-elefante: opção de volumoso de boa qualidade com baixo custo 2008. Artigo em Hypertexto.

 
Boi Saúde Logo Preto - Qual o melhor capim para feno

Volumoso de Cana-de-Açúcar:
Nutrição e economia na propriedade!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo