Qual o ganho de peso por dia com sal proteinado

O sal proteinado é um ótimo elemento para engorda do gado. Quando utilizado em todas as épocas do ano, protege contra a perda de peso e potencializa a nutrição. Com isso, repõe os componentes não encontrados no pasto. Para você mensurar se seus resultados estão de acordo com o esperado, nesta dica vamos focar no ganho de peso por dia com o uso desse sal. Para as vacas de cria, o sal proteinado auxilia no aumento da taxa de natalidade e na reconcepção.

Antes de prosseguir, vamos te fazer uma pergunta muito importante para sua pecuária. O amigo produtor utiliza sal proteinado na sua propriedade? Se sua resposta for sim, você está indo bem. Mas não basta comprar o sal e oferecê-lo no cocho. É preciso usá-lo corretamente para se ter um impacto esperado na produtividade. E ainda, melhorar o desempenho do animal.

Porém, se sua resposta for não, há uma necessidade urgente e real de rever seus conceitos pecuários. Não há engorda efetiva sem sal proteinado. E de forma simples e com manejo sem complicações, o oferecimento é feito diretamente no cocho. Esse suplemento é tão importante, que a indicação é iniciar o consumo desde os primeiros meses de vida. Para saber como iniciar esse oferecimento, acesse a dica: Posso dar sal proteinado para bezerros? 

 

ganho de peso por dia com sal proteinado
Ganho de peso por dia com sal proteinado precisa ser monitorado. – Foto: Boy Fotógrafo

Ganho de peso por dia com sal proteinado

 

E agora, vamos para o que interessa neste texto. Segundo a Embrapa Gado de Corte, um bovino bem nutrido tem a expectativa de ganho de peso por dia com sal proteinado de 200 gramas de animal/dia.

E sobre a quantidade, também de acordo com a Embrapa, um animal deve consumir 1 grama de sal proteinado por cada peso vivo do animal por dia, independentemente do sexo. Por exemplo, uma vaca de 400 kg, deve consumir 400 gramas de sal proteinado por dia.

E mais que oferecer de forma certa, amigo produtor, é importante monitorar se esse peso está dentro da sua engorda diária. É claro que diversos fatores impactam diretamente na engorda do seu gado. Clima, qualidade do pasto, raça… mas se a engorda estiver abaixo ou muito longe desse número, faça um estudo para avaliar a alimentação complementar oferecida, assim como a qualidade, além do manejo. Animal estressado não engorda, pelo contrário, perde peso.

É preciso sempre reforçar que o sal proteinado é um item do combo: alimentação + nutrição + pasto + bem-estar animal + sanidade em dia. O produtor precisa estar ciente que não basta acrescentar o sal no cocho. A pecuária envolve cuidados diários como observação do gado para checar se não há nenhuma anormalidade. E, dessa forma, detectar possíveis problemas de saúde.

Uma dúvida muito frequente entre os produtores que já utilizam o sal e os que estão em fase de introdução ao gado é quando iniciar esse fornecimento. Pensando sempre na sua produtividade, a Boi Saúde preparou uma dica focada neste assunto: Sal proteinado na seca: quando iniciar o fornecimento.

 
Boi Saúde Logo Preto - Qual o ganho de peso por dia com sal proteinado

Sal Proteinado:
Receba grátis uma receita de sal proteinado.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami