Qual a melhor opção de suplemento mineral para bovinos

Mesmo sendo cada vez mais utilizado na pecuária brasileira, muitos produtores ainda têm dúvidas sobre o suplemento mineral para bovinos. Para esclarecer essas perguntas, a Boi Saúde traz um panorama geral sobre o que é, como utilizar e também como escolher esse tipo de suplemento nutricional. Continue com a gente, com essa dica será possível melhorar a sua lucratividade.

Antes de mais nada, o que é suplemento mineral para bovinos?

São compostos suplementares para complementar a alimentação e nutrição dos bovinos não encontradas na pastagem e ração. O papel principal é evitar a perda de peso e também manter o gado sadio a ponto de estimular e aumentar a quantidade de leite produzido. É uma mistura de cálcio, cloro, enxofre, fósforo, magnésio, potássio e sódio, cobalto, cobre, ferro, iodo, manganês, molibdênio, selênio, zinco. Todos elementos essenciais para proteger o gado de doenças e dar força no organismo.

 

Vantagens do suplemento mineral para bovinos 

 

  • Desenvolvimento sadio do animal, por isso, sempre orientamos que o suplemento deve ser oferecido desde os primeiros meses de vida. Sobre como iniciar o oferecimento, você pode conferir nesta dica: Quantidade de sal proteinado para bezerros;
  • Supri as necessidades nutricionais não encontradas no pasto, ou seja, o bovino é bem alimentado com todas as vitaminas e sais minerais que precisa para ter uma engorda expressiva. E isso reflete diretamente na sua produtividade;
  • A qualidade dos produtos, seja carne, seja leite, são garantidas. O suplemento mineral auxilia não só na manutenção de peso e engorda. Como também previne doença, protegendo o organismo de dentro para fora.

 

suplemento mineral para bovinos
Suplemento mineral para bovinos auxilia na produtividade e engorda de peso. – Foto: Nelore Pires Barcelos

Tipos de suplemento mineral para bovinos 

 

Basicamente, são três os tipos mais usados na nossa pecuária.

 

Sal mineral proteico energético

O sal proteico energético é um elemento fundamental para a engorda do gado. Quando utilizado em todas as épocas do ano, protege contra a perda de peso e potencializa a nutrição. Com isso, repõe os componentes não encontrados no pasto.

Temos uma receita para você oferecer esse tipo de suplemento na dosagem certa. Para recebê-la, é só clicar e adquirir gratuitamente a sua: RECEITA DE SAL MINERAL PROTEICO ENERGÉTICO.

 

Sal mineral 

O sal mineral tem a função de corrigir as deficiências de minerais na dieta dos ruminantes, como cálcio, ferro, enxofre, entre outros e não são encontrados na pastagem ou encontrados parcialmente. Dessa forma, esses elementos devem ser complementados com o uso desse sal.

É muito importante o uso do sal, uma dieta rica em proteína e energia, sem cálcio ou magnésio suficientes, não proporcionam o ganho de peso esperado.

É possível, inclusive, oferecê-lo com fubá, principalmente no período de adaptação. Mas para te ajudar com a dose, preparamos uma dica: Mistura de fubá com sal mineral para gado. 

 

Sal proteinado 

O sal proteinado nada mais é que um suplemento enriquecido com proteínas, que além desse macronutriente, oferece minerais complementares para manter ou repor a deficiência no organismo do animal. Entre eles: cálcio, ferro, zinco, fósforo, vitaminas A e E, entre outros. Ainda, existem horários certos para oferecer o sal proteinado para o gado. A gente te ajuda com esse tipo de manejo na dica: Sal proteinado no cocho: qual o melhor horário para fornecer?. 

Para complementar seus conhecimentos sobre o assunto, confira qual a melhor dosagem desse tipo de sal: Qual a quantidade ideal de sal mineral para os bovinos?. 

 
Boi Saúde Logo Preto - Qual a melhor opção de suplemento mineral para bovinos

Total Corte Premium:
Suplemento vitamínico e mineral com virginiamicina!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami