Sal proteinado no cocho: qual o melhor horário para fornecer?

Tem produtor que atua com o melhor manejo que existe. Oferece a alimentação e nutrição adequada. Mas mesmo assim, a engorda não acontece. Seus animais não estão aceitando bem o sal proteinado no cocho? Às vezes, o horário oferecido pode estar impactando o consumo. E, isso reflete diretamente na produtividade. Nesta dica, vamos aprender se existe uma hora específica para oferecer esse tipo de sal aos bovinos. Vamos lá?

O sal proteinado é um forte aliado da pecuária. Ele repõe os nutrientes não encontrados no pasto. E não importa a época, seja na seca, seja nas águas. Composto por cálcio, cobalto, enxofre, ferro, fósforo, flúor, magnésio e potássio, mantém a saúde dos bovinos em dia, garantindo uma boa imunidade.

 

Por que oferecer sal proteinado?

 

Se você ainda tem dúvidas sobre oferecer esse componente aos seus animais, te daremos uma boa justificativa. De acordo com a Embrapa Gado de Corte, um bovino bem nutrido tem a expectativa de ganho de peso por dia com sal proteinado de 200 gramas de animal/dia. Uma ótima porcentagem de engorda, concorda?

Em tempos de sufoco como a seca, nada melhor do que promover a melhor produtividade e manter a expectativa de ganho de peso.

Para obter esse ótimo resultado, a quantidade ideal é 1 grama de sal proteinado por cada peso vivo do animal por dia, independentemente do sexo. Por exemplo, uma vaca de 400 kg, deve consumir 400 gramas de sal proteinado por dia.

Além da dosagem adequada, há uma outra ação que pode potencializar essa engorda, como o horário que o sal é colocado no cocho.

 

sal proteinado no cocho
Sal proteinado no cocho garante alta produtividade. – Foto: Gata Pecuária/@gatapecuaria

Melhor horário para colocar o sal proteinado no cocho

 

Parece besteira, amigo produtor, mas não é. Assim como nós humanos, os bovinos também têm hábitos e preferencias alimentares. Por isso, os horários mais indicados para colocar o sal proteinado no cocho é no período da manhã, até 10h. Ou no período da tarde, após às 16h.

Vamos te explicar o porquê: em locais muito quentes, pastos sem sombra e cochos sem cobertura, os bovinos tendem e rejeitar a alimentação nos horários mais quentes do dia. Mesmo no inverno, alguns regiões do país continuam com altas temperaturas.

O consumo do sal é maior em temperaturas frescas e amenas, por isso, indica-se a não oferecê-lo ao meio-dia ou demais horários com sol a pino. E não esqueça de sempre incluir uma cobertura no seu cocho, principalmente, se oferece ureia.

Atente-se ao horário de abastecimento do cocho e garante uma alta produtividade, amigo produtor!

 

Se você tem bezerros na propriedade e tem a intenção de oferecer o sal proteinado, mas tem dúvida se é adequado, confira a dica: Posso dar sal proteinado para bezerros?

 
Boi Saúde Logo Preto - Sal proteinado no cocho: qual o melhor horário para fornecer?

Sal Proteinado:
Receba grátis uma receita de sal proteinado.


8 pensou em “Sal proteinado no cocho: qual o melhor horário para fornecer?”

  1. João Paulo da rocha disse:

    Olá bom dia queria saber onde eu encontro o total corte Premium

  2. João Paulo da rocha disse:

    Olá bom dia como faço para encontrar o total corte Premium virginiamicida onde eu moro não consegui encontrar o produto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami