fbpx

Qual a melhor alimentação para bezerros?

Os bezerros nascem com baixa imunidade e precisam do aleitamento materno para se protegerem contra doenças. Por isso, proporcionar uma alimentação para bezerros adequada e que supra todas as necessidades nutricionais é o mais indicado.

O início da fase de desmama deve ser decidida pelo produtor de acordo com as necessidades do negócio. Não importa o tempo no qual o desmame do bezerro será feito. Aos 90 dias, aos cinco ou oito meses. A alimentação oferecida, além do leite, precisa ser a melhor possível.

Quando o bezerro ainda está em fase de aleitamento, ainda não precisa de suplementos. Isso acontece bem na fase inicial de vida, ou seja, no momento pós-parto. Alguns até recorrem à suplementação oferecida às matrizes. O que não há problema.

 

Qual a melhor alimentação para bezerros?
Qual a melhor alimentação para bezerros? – Foto: Reprodução Internet

O que oferecer?

 

Já para os que estão em fase de desmama, que pode ser iniciada aos 90 dias, uma ração pode complementar essa alimentação. Pois o leite, não será oferecido 100% do tempo que esse bezerro tiver fome. Por isso, iniciar o uso de uma alimentação sólida é o foco. Como o organismo do animal ainda está se adaptando ao ambiente, uma ração simples, com poucos ingredientes é a melhor escolha.

Uma mistura, com componentes simples e de baixo custo, pode ser oferecida no creep-feeding. Ainda, saiba como atrair os bezerros para esse local exclusivo: creep-feeding facilita a nutrição de bezerros.

A receita é composta por:

  • 21% de farelo de soja e minerais;
  • Complementada com milho.

Ou

  • Milho;
  • 2% a 3% de ureia e minerais.

 

Uso da ureia na alimentação para bezerros

 

O uso da ureia na pecuária precisa ser cuidadoso, principalmente, em novos animais. Pode ser utilizada todo ano e é um composto que mantém o peso com baixo custo e resultados bem interessantes. Na seca, é um ótimo aditivo, pois supre os nutrientes que ficam escassos na pastagem.

Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica Suplementação para bezerros em todas as fases

 

Consumo de água e sua importância

 

Outro ponto importante e que não deve ser deixado de lado é a qualidade da água que é oferecida aos animais. Aliado aos cuidados do creep-feeding, é necessário entender o papel da água e o impacto direto que ela tem na produtividade. Afinal, é um elemento vital para os seres vivos e com os animais não seria de outra forma, não é mesmo?

Por isso, separamos algumas dicas práticas para manter a água limpa em bebedouros. Confira:

  • Construa bebedouros com azulejo e pastilhas de cores claras no fundo. Facilitam a limpeza, pois é possível ver a sujeira acumulada;
  • Instale a 50 metros do cocho. A distância permitirá que a água fique limpa por mais tempo, uma vez que o resto da ração da boca do animal irá cair pelo caminho;
  • Contudo, uma medida de higiene básica é evitar a lama em torno do bebedouro. Essa situação pode, além de atrair insetos, parasitas e bactérias, enfraquecer os cascos e adoecer os animais.

Aqui no blog temos uma dica completa sobre o assunto. Que tal se aprofundar no assunto? Basta clicar: Consumo de água na pecuária: saiba o impacto

Acesse também o canal da Boi Saúde no YouTube

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×