Protocolo de vermifugação de bovinos

Não são apenas as vacinas e parasitas que precisam de um calendário e controle estratégico para manter o gado saudável. Ter um protocolo de vermifugação de bovinos muito bem planejado mantém os animais com boa saúde, evita sofrimento e a perda de produtividade.

 

 

Muitos produtores fazem uso do vermífugo, porém de forma errada e também no período fora do indicado. Para aprender a montar seu protocolo de vermifugação de bovinos, acompanhe mais esta dica da Boi Saúde. A verminose pode provocar uma queda entre 20% e 30% na produção de leite e de carne.

Os vermes também são parasitas, porém atuam internamente no organismo do bovino. A base de sobrevivência é o consumo de vitaminas, açúcares e sais minerais disponíveis no sangue e órgãos do gado. Com isso, há uma concorrência entre o verme e o bovino sobre quem irá usufruir melhor desses componentes. E como os vermes sugam tudo o que é necessário para manter um crescimento sadio e manter a engorda em dia, podem impactar diretamente a produtividade, além de deixar o animal doente.

 

Sintomas na verminose nos bovinos 

 

A verminose pode causar sintomas que provocam dor e desconforto no animal, entre eles:

  • consumo de alimento abaixo do esperado, devido a falta de apetite;
  • passa a consumir terra, lixo, lama, madeira;
  • não tem a engorda esperada, pelo contrário, perde peso consideravelmente;
  • pode apresentar diarreia, fezes escuras e até com sangue;
  • anemia;
  • em casos mais graves, o bovino pode não resistir.

Como você pode notar, são problemas de saúde bem sérios, não é, amigo produtor? Por isso, a importância do protocolo.

vermifugação de bovinos 1024x727 - Protocolo de vermifugação de bovinos
Protocolo de vermifugação de bovinos protege a saúde e produtividade. – Foto: Boy Fotógrafo

Protocolo de vermifugação de bovinos

 

O protocolo começa logo no primeiros das de vida, ainda quando é bezerro. Caso tenha dúvidas em como escolher o melhor produto, indicamos a leitura: Vermífugo: entenda qual o melhor do mercado.

Bezerro: Idade: A partir dos 2 a 3 meses até o desmame. Período Vermifugar a cada 60 dias ou a cada 90 dias. A melhor época é que seja entre a segunda quinzena de abril até o final da primeira quinzena de maio, época da vacinação contra a Febre Aftosa.

2ª vermifugação – primeira quinzena de julho.

3ª vermifugação – segunda quinzena de agosto ou de setembro

4ª vermifugação – primeira quinzena de dezembro

 

Cuidados na aplicação e compra do vermífugo

 

Durante a compra, não deixe de adquirir produtos com recomendações e boa referência no mercado. Fique atento a data de validade. Caso tenha produção de leite, busque informações sobre os princípios ativos do produto para não afetar a qualidade. Ainda, não faça trocas de medicamentos com frequência e utilizar as doses indicadas para não causar intoxicação aos bovinos e também aos profissionais responsáveis pela aplicação.

Mantenha sempre o cocho limpo e o bebedouro com atenção redobrada. A água com vermes é uma das fontes de contaminação. Não descuide da limpeza e também da qualidade da água oferecida aos seus animais. Para manter a higiene do local em dia, confira: Como manter a água do bebedouro de gado limpa. 

A gente sempre cita aqui sobre como o excesso de lama e lixo é perigoso para a saúde. Quando se trata de vermes, então, todo cuidado é pouco. E a verminose não é o único problema causado pela lama, os cascos também sofrem. Com isso, te indicamos a leitura da dica Excesso de lama na propriedade: saiba como eliminá-lo. 

E não descuide da nutrição em nenhum momento e época do ano. Os suplementos são responsáveis por repor as vitaminais e minerais não encontrados no pasto e ainda auxiliam na absorção dos mesmos, no caso da virginiamicina. Confira todas as informações no link: Gado de corte: suplementos e melhor época para oferecê-los.

Referência:

Controle da verminose bovina. Embrapa. Porto Velho, RO, outubro, 2006.

 
Controle dos Parasitas - Protocolo de vermifugação de bovinosControle dos Parasitas mobile - Protocolo de vermifugação de bovinos
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*