fbpx

Atividades sobre pecuária: projeções para 2022

Vira o ano e a pergunta que não quer calar: como serão as projeções das atividades sobre pecuária para 2022?

O ano de 2021 foi desafiador. Seguimos novamente com os reflexos da pandemia da Covid-19 que parou o mundo. O agro continuou firme e forte abastecendo as mesas dos brasileiros e também com as exportações.

Mas o que será que nos aguarda para 2022?

 

 

Balanço das atividades sobre pecuária em 2021 

 

Mesmo com um cenário de pandemia, a agropecuária avançou em 2021. Isso mesmo com o coronavírus que interrompeu diversas atividades e setores. Além disso, tivemos algumas alterações climáticas que afetaram a lavoura e plantações.

O crescimento no primeiro trimestre foi de 5.2% do PIB agropecuário, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O preço da carne bovina subiu, devido a redução do número de animais para abate. Tivemos que lidar com alguns desafios, como a seca que impediu o crescimento das pastagens. Como resultado, o produtor viu o custo da produção aumentar.

Entre janeiro e setembro, as exportações acumularam US$ 93,6 bilhões. Esse número só não foi maior devido a casos isolados da doença da vaca louca no produto nacional. Esse problema impactou a comercialização com a China, um dos nossos maiores compradores.

Entretanto, o aumento de exportação da carne brasileira para outros países aumentou. Alguns deles são Chile, Estados Unidos e Emirados Árabes.

 

O que esperar das atividades sobre pecuária para 2022? 

 

A principal expectativa é de crescimento, amigo produtor.

Temos que levar em contato que a máquina da economia do país é o agro.

Vamos para alguns dados animadores?

  • O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) prevê aumento de 3,4% do PIB agropecuário;
  • Aumento de 2,2% na produção de animais, com recuperação do crescimento da criação de bovinos;
  • Em 2022, teremos mais uma edição da Copa do Mundo. Em eventos de escala mundial, o consumo de carne aumenta. A edição do ano que vem será no Qatar, entre novembro e dezembro;
  • Segundo a Associação Nacional da Pecuária Intensiva (Assocon), logo no início do novo ano há uma melhora de preços da arroba do boi gordo.

 

Projeções das atividades sobre pecuária em 2017
Projeções para 2017 na pecuária. – Foto: Reprodução Internet

Como obter bons resultados nas atividades sobre pecuária

 

Para enfrentar esse próximo ano com bons resultados, comece a planejar a sua atividade agora mesmo. Ter todas as finanças detalhadas garante uma melhor tomada de decisão no momento de escolher o investimento. Ou ainda, se existe condições para comprar novos maquinários, contratação de mão de obra e outros.

Além disso, saber o quanto a propriedade fatura, além dos gastos mensais, indica se o negócio dá lucro ou despesas. Como resultado, o produtor terá condições de estudar os gastos extras e em excesso a fim de deixar o caixa sempre no positivo.

Para isso, conte com uma planilha de controle de contas própria para a pecuária. Com esse instrumento, você terá condições de monitorar de perto seu dinheiro. Clique aqui e receba a sua planilha grátis.

 

Melhore sua produtividade 

 

Por fim, com esses princípios o produtor poderá enfrentar esse momento de transição da economia e colher bons resultados a partir de novo ano.

Saiba como ser um produtor de sucesso com o E-book gratuito “Os 10 princípios do produtor de sucesso”.

Não termine essa dica sem deixar seu comentário, amigo produtor. Afinal, a sua opinião é muito importante para o nosso trabalho.

Outra maneira de se atualizar e obter conhecimento sobre produção de gado é pelo nosso canal de vídeos. Toda semana, uma nova dica é publicada focada sempre te proporcionar maior produtividade. Acesse agora e confira o conteúdo já disponível: Boi Saúde no YouTube.

Aproveite e inscreva-se no canal. Dessa forma, toda vez que um vídeo novo for ao ar, você será notificado e ficará por dentro das novidades da pecuária.

Esperamos que essa dica tenha sido uma fonte de informação e conhecimento para seu negócio. Nos vemos na próxima.
 

Referência 

Ipea prevê crescimento do PIB Agropecuário de 1,2% em 2021 e 3,4% em 2022. Notícias Agrícolas

Agropecuária puxa crescimento do PIB no primeiro trimestre de 2021. Direção Técnica da CNA

Exportações do agronegócio devem fechar 2021 com receita recorde, projeta especialista. Comex do Brasil.

BALANÇA COMERCIAL DO AGRONEGÓCIO – OUTUBRO/2021. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Secretaria de Comércio e Relações Internacionais Departamento de Negociações e Análises Comerciais Coordenação-Geral de Estatística e Análise Comercial.

Início de 2022 terá arroba valorizada e margens mais baixas ao pecuarista, prevê o presidente da Assocon. Portal DBO.

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×