Produção de leite por vaca: a estiagem afeta a quantidade

Será, amigo produtor que a estiagem afeta a produção de leite por vaca? Sabemos que muitos fatores contribuem e prejudicam o pecuarista que atua com gado de leite, mas e o clima? Aqui, vamos entender quais são esses impactos e o que a propriedade pode fazer para reverter e aumentar a produtividade.

A estiagem é caracterizada pela ausência de chuvas. E as chuvas são as responsáveis por manter um pasto com forragem adequada não só em quantidade, mas em qualidade para que o gado leiteiro mantenha a produção esperada. E na ausência, o produtor precisa ter uma estratégia nutricional muito bem elaborada para repor todos os benefícios do pasto. Então, aqui já respondemos a pergunta principal da dica: Sim, amigo produtor, a estiagem afeta a produção de leite. Porém, para muitos problemas na pecuária existe uma solução. E felizmente, para os produtores de leite há uma luz no fim do túnel.

A partir de agora, você vai aprender como reduzir o impacto da falta de chuvas na sua região nesta dica. Nem só no período da seca o produtor sofre com ausência de chuvas. No verão, a estiagem também pode acontecer e se precaver é a melhor forma de não sofrer tanto impacto na sua produtividade.

Existem diversas formas para suprir a falta de chuvas. A adesão varia de acordo com o investimento e estrutura da propriedade disponíveis para alguns, já para outros são necessários todos os dias para que não afeta a produção do volume de leite esperado.

 

Evite queda na produção de leite por vaca durante a estiagem 

 

Pasto irrigado 

Implementar um sistema de irrigação no pasto auxilia muito na alimentação e nutrição do gado durante a estiagem. Como o pasto não brota devido a ausência de chuvas, a irrigação substitui muito bem com a água necessária para a rebrota. Assim, o pasto ficará verde todo o ano e as vacas poderão se alimentar de forma adequada sem afetar a produção de leite. O investimento varia de acordo com a área. Para saber mais sobre o tema, acesse: Irrigação de pastagens é método simples para o pasto seco.

 

Vedação do pasto 

Essa é outra estratégia para evitar a falta de pasto na estiagem. Ainda no período das águas, o produtor pode vedar uma área do pasto e oferecê-la na seca. O mês mais indicado para vedação é abril. E o produtor pode abri-lo novamente entre junho e julho. É uma atividade que não requer muito tempo e nem muito dinheiro. E tem um bom retorno durante a seca. Se essa atividade te interessou, a Boi Saúde ensina como promovê-la na sua propriedade: Como vedar pasto.

 

produção de leite 1024x718 - Produção de leite por vaca: a estiagem afeta a quantidade
Pasto irrigado e suplementação auxiliam na produção de leite durante a estiagem. – Foto: Pixabay

Faça um planejamento nutricional estratégico 

 

O que você oferece no cocho durante a estiagem é fundamental para a sua produção de leite. Por isso, indicamos que tenha um bom planejamento para que você não seja afetado pela falta das chuvas. Mesmo com a implementação das sugestões acima, você pode seguir essas abaixo também. A alta produtividade leiteira não se baseia apenas no pasto, mas faz parte de um conjunto de ações que garante sucesso: bom manejo, suplementação, bom pasto e sanidade animal.

 

Virginiamicina para a produção de leite por vaca

Se esse nome ainda soa como estranho para você, vamos te apresentar um aditivo que impacta e muito a produção leiteira. Mais que garantir o aumento da eficiência, todo bom produtor também tem a missão de reduzir os custos. E a implementação da virginiamicina faz parte desse processo. Alguns estudos apontam que a adição na alimentação aumenta a produção de leite. O uso é autorizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como melhorador de desempenho animal.

No gado leiteiro, esse composto servido no cocho de forma simples e direta, tem os seguintes benefícios:

  • promove a manutenção do PH ruminal que pode reduzir o apetite;
  • reduz os efeitos da acidose. Para saber mais sobre o impacto da acidose e o uso da virginiamicina, acesse: Virginiamicina e acidose ruminal: qual a relação?;
  • reduz problemas metabólicos;
  • aumenta a utilização da energia da dieta.

 

Monensina sódica para a produção de leite por vaca 

A monensina é um ionóforo que altera as bactérias ruminais, proporcionando a melhora do metabolismo energético e protéico. Atua como potente modulador de fermentação ruminal, isso significa que altera a digestibilidade de alguns nutrientes pelo PH ruminal. Pode ser utilizada em qualquer fase da lactação e categorias. Assim como a virginiamicina, pode ser oferecida nas fases pré e pós-parto.

O manejo é fácil e prático. Basta adicionar 0,5kg do produto em 25kg de sal mineral e fornecer o produto final após a mistura à vontade dos animais.

Caso tenha alguma dúvida sobre o suplemento, indicamos a leitura da dica: Monensina para gado de leite.

 

Sal mineral e sal proteinado

Mais conhecidos e utilizados do que os suplementos indicados anteriormente, o sal mineral e o proteinado reinam na pecuária brasileira. Recompõem as necessidades nutricionais da propriedade, mesmo em períodos com pasto abundante. Afinal, a pastagem, por mais que seja a principal fonte de alimentação e engorda dos bovinos, não oferece de forma completa tudo o que é necessário para manter a produção ativa. Você pode comprá-lo pronto ou até fazer em casa. A Boi Saúde disponibiliza uma receita no link: Como fazer sal proteinado para o gado: confira a receita. 

 

Essas dicas são fáceis e básicas e podem mudar a realidade de produção de leite do seu negócio, amigo produtor. Não esqueça que além do blog, você encontra as dicas da Boi Saúde também em vídeo no nosso canal do YouTube. E se gostou do conteúdo, não esqueça de deixar seu comentário.

 

Referência: 

BULA, Tatiani. Benefícios do uso de virginiamicina para bovinos de leite. Phibro Animal Health, 2011.

GRANDA, Jefferson Rodrigues. Avaliação do uso de monensina sódica em rações de vacas leiteiras. Universidade de São Paulo. Pirassununga, 2009.

 
Total Leite Premium - Produção de leite por vaca: a estiagem afeta a quantidadeTotal Leite Premium mobile - Produção de leite por vaca: a estiagem afeta a quantidade
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*