Onde instalar o bebedouro para o gado?

Erros na instalação dos bebedouros são muito comuns nas propriedades rurais. Existe uma localização exata que auxilia na manutenção da engorda e que também previne alguns problemas. E para promover a melhor pecuária no seu negócio, vamos te orientar onde instalar o bebedouro para o gado.

A água é um fator muito importante para os bovinos. Sem o consumo adequado, não importa investir em nutrição, manejo adequado e bem-estar animal, se um bebedouro não está em um local adequado, não há uma engorda efetiva. Você ainda sabe que existe uma quantidade ideal de água que o bovino deve consumir por dia? Aproveite e confira nesta dica: Seu gado está consumindo a quantidade de água ideal?. 

O gado que não consome água adequadamente, não se alimenta da forma ideal com ração, sal e pastagem. Por isso, é muito importante prestar atenção sobre esse consumo.

 

Onde instalar o bebedouro para o gado?

 

O correto é instalar o bebedouro para o gado o mais próximo possível do cocho. E essa localização não é frescura, tem uma lógica, amigo produtor! Se você serve sal mineral, sal proteinado, sal branco, aquela alimentação que o animal lambe, instale o bebedouro para o gado ao lado do cocho.

 

Local correto do bebedouro para o gado garante uma alta produtividade
Local correto do bebedouro para o gado garante uma alta produtividade. – Foto: Fernando Lima/@fernandorubbertank

Mas se na sua propriedade, o oferecimento é baseado em ração, farelos e aquela alimentação que o gado come e rumina, o bebedouro precisa ser instalado a 50 metros do cocho. Se você está se perguntando a necessidade dessa distância, é simples. Quando o gado sai do cocho com a alimentação na boca e caminha 50 metros até o bebedouro, a ração cai nas pastagem. E ao chegar no bebedouro, a boca do animal já está limpa. Quando instalado um ao lado do outro, a água fica suja com os restos da ração. Com isso, a manutenção precisa ser mais frequente, assim como a troca de água. E como sabemos que seu dia a dia na propriedade é puxado, é possível diminuir a frequência dessa manutenção e focar em outras demandas da lida.

Já que estamos falando de cocho, você sabe qual o tamanho ideal para o seu gado? Preparamos uma dica sobre o assunto. Aproveite que você está e adquira mais esse conhecimento: Cocho para sal proteinado: tamanho ideal. 

 
Boi Saúde Logo Preto - Onde instalar o bebedouro para o gado?

Sal Proteinado:
Receba grátis uma receita de sal proteinado.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami