O uso da ureia para pastagem é indicado?

A ureia tem várias utilidades na pecuária. A mais comum é oferecê-la como suplemento aos bovinos. No entanto, o pasto também pode ser beneficiado. Você já pensou em utilizar a ureia para a pastagem?

Acima de tudo, não é só o gado que precisa de manejo e nutrição. O pasto também precisa de cuidados diários.

Nesta dica, vamos te ensinar sobre o uso da ureia para pastagem.

 

Porque o pasto precisa estar saudável? 

 

O sistema de produção a pasto é o mais aderido na pecuária. Por isso, manter o estado da forrageira saudável para evitar a degradação é importante.

Algumas regiões do país tem o solo com baixa fertilidade. Principalmente, na região do cerrado.

Já que é a base alimentar do gado, quando não está com bom índice nutricional, quem perde é a produtividade. Afinal, sem a nutrição adequada, o gado não engorda.

Sempre citamos aqui que gado que não come direito, não tem progresso no ganho de peso. E isso não só em quantidade da pastagem. Mas em qualidade também.

Portanto, mantenha sempre o pasto o mais saudável possível.

Além da ureia, existem outras formas de adubo e fertilização. Sem contar com a irrigação que pode salvar a produtividade no período da seca.

 

O uso da ureia para pastagem é indicado?

 

É sim, amigo e amiga produtores! O uso e aplicação é diferente do oferecimento no cocho. Mas não se preocupe que aqui você saberá como fazer esse manejo.

Além de nutrir, a ureia na pastagem pode também recuperar. Tem bons resultados em capim da espécie braquiária e capim tanzânia, por exemplo.

Em primeiro lugar, vamos explicar o que é a ureia para uso no pasto. É o fertilizante nitrogenado mais comum disponível no mercado do nosso país.

Tem baixo custo de produção, transporte e armazenamento quando comparados a outros fertilizantes nitrogenados.

Uma dica muito importante e que deve ser seguida é fazer a aplicação sempre que possível na época de chuvas. Ou, se for ao período da seca, implementar o sistema de irrigação, por exemplo.

A justificativa é que a água auxilia a penetração da ureia no solo. Ou seja, isso evita perda de índices de nitrogênio. Sem contar que faz com que o resultado seja o melhor possível. A aplicação da água deve ser feita logo após a adubação.

Por isso, programe-se antes de fazer esse tipo de aplicação.

Você pode saber mais na dica:  Adubação nitrogenada em pastagem evita a degradação?

 

ureia para pastagem - O uso da ureia para pastagem é indicado?
A aplicação da ureia para pastagem auxilia na nutrição do gado. – Foto: @estanciasantaliliana

Outros cuidados para manter a pastagem saudável 

 

Em segundo lugar, além de manter a adubação em dia, não exceder o número de animais por lote é outro cuidado.

O número ideal é de 100 animais por lote. Sendo assim, evita-se o consumo excessivo. Além disso, dá condições para recuperação natural por meio da rebrota.

Em terceiro lugar, manter parasitas como cupins é outro cuidado. Sem contar nas ervas daninhas e outras plantas invasoras, por exemplo.

Não pare por aqui. Continue a aprender mais sobre saúde do pasto. Acesse as dicas:

 

Por fim, se você gostou dessa dica, não esqueça de deixar seu comentário. Agrademos muito sua companhia por aqui.

Para mais conteúdo, acesse nosso canal de vídeos. Lá, nosso consultor explica sobre como resolver diversos problemas. Posteriormente, ficará fácil eliminar o que impede uma produtividade adequada. Confira: Boi Saúde no YouTube. 

 

Referência:

Adubação com uréia em pastagem de Brachiaria brizantha sob manejo rotacionado: eficiência e perdas. Comunicado Técnico Embrapa.

“Fertilização com uréia em superfície em pastagem irrigada e a volatilização de amônia”. XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo.

 
SAL PROTEICO ENERGÉTICO - O uso da ureia para pastagem é indicado?SAL PROTEICO ENERGÉTICO MOBILE - O uso da ureia para pastagem é indicado?
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*