fbpx

O que fazer com as sobras de capim?

Chuvas abundantes e pasto cheio com muitas sobras de capim. Essa situação pode parecer demanda de mais trabalho para alguns, mas para muitos, uma oportunidade de rentabilizar e aumentar ainda mais a produtividade.

Quando muito bem planejado, o uso das sobras do capim pode contribuir para o desempenho e reduzir as despesas, principalmente no período da seca. Para saber como aproveitar o capim em excesso, confira dicas práticas e de baixo custo que você pode implementar a partir de hoje na sua propriedade.

 

O que fazer com as sobras de capim?

Silagem de forrageira 

A primeira é se preparar para a seca de forma barata e nutritiva com a silagem. A silagem é uma oportunidade de você manter a forrageira nutritiva, sem desperdiça-la, oferecendo ao gado uma alimentação adequada quando não há pasto para ser consumido.

Alimento de baixo custo que auxilia no ganho de peso quando utilizado com o sal proteinado e a ureia, a silagem é uma ótima estratégia para não só manter o peso na seca, mas aumentar o ganho de arroba.

O preparo é muito simples e você pode aprender aqui mesmo: O que é silagem: quando e como preparar para a seca?

O uso dos complementos indicados junto à silagem, como o sal proteinado e a ureia, é essencial para que você passe a temporada sem chuvas de forma mais tranquila. O sal proteinado complementa o consumo das proteínas não encontradas no pasto e a ureia, fonte de nitrogênio, evita a perda de peso.

Sobre o medo de utilizar a ureia pela intoxicação, hoje existe uma alternativa que não tira mais o seu sono pelo risco de uma possível perda de animais. O Total Ureia Premium é um produto que pode ser consumido mesmo molhado, tem sabor mais palatável quando comparado com as ureias tradicionais e não tem necessidade de adaptação. Ou seja, é uma facilidade para a sua lida, oferecendo aumento de produtividade na sua pecuária. Saiba mais clicando aqui.

 


banner banner
 

Servir capim picado no cocho 

Dependendo da espécie do seu capim, oferecê-lo picado no cocho é uma boa oportunidade de evitar desperdício e economizar. O capiaçu, por exemplo, é uma boa pedida para as vacas leiteiras, como alimento volumoso. O pico de valor protéico do capiaçu é atingido aos 120 dias. Ao atingir esse período, faça o corte e insira na máquina para fazer o picado.

O capim elefante é outro que pode ser picado quando sobra e ser oferecido aos animais menos exigentes.

Vedação de pasto

Se sobra pasto é porque a qualidade possivelmente é boa. Para evitar o desperdício, que tal vedar uma área para ser utilizada no início da seca? Dessa forma, o gado consome só a parte que ficará disponível e no início da seca, quando as chuvas param de cair e o pasto começa a secar, você abre a área vedada.

A dificuldade de manter o ganho de peso na seca é real e quanto mais alternativas o produtor adotar para não perder arroba, menores serão as chances de prejuízo.

Comparada com as estratégias acima, a vedação de pasto pode dar um pouco mais de trabalho, mas os benefícios são tão bons quanto. Além de ser uma atividade de baixo custo, basta acompanhar o crescimento e desenvolvimento da forrageira e ficar atento ao calendário para não perder a melhor época para abertura.

Para ter resultados esperados, siga essa orientação: faça a vedação de uma parte em fevereiro e a outra em março. A primeira é oferecida em junho e julho e a segunda entre agosto e setembro.

Mais detalhes, você encontra nos conteúdos:

Produza feno com as sobras de capim 

Dá um pouco mais de trabalho que a silagem durante a produção, mas é uma ótima forma de utilizar as sobras de capim na pecuária. Utilizar feno na seca, assim como todas as outras indicações é uma maneira de sempre ter alimentação para todas as fases do gado: cria, recria e terminação.

Assim como a silagem, o feno não faz todo o trabalho sozinho e acrescentar sal proteinado e ureia no cocho é o indicado para não ter queda de desempenho na seca, quando as chuvas são bem escassas.

 

Confira mais orientações para manter a produtividade do seu rebanho sempre alta:

Referência

Capiaçu picado no cocho: saiba as dicas para servir um bom alimento para a vacada. Canal Rural.

Alternativas para o pasto que sobra no verão e falta no inverno. Milk Point, 2016.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*