fbpx

O que é boi china?

Quem trabalha com exportação de gado conhece esse termo. Muito utilizado no agro, ainda mais em períodos de alta demanda de carne brasileira para outros países, o boi china vira e mexe é tema de reportagens e até debates.

Se você ainda não sabe o que é ou tem interesse em se aprofundar no assunto, continue a leitura.

O que é boi china? 

O boi china significa bovinos de corte que serão exportados para a China. Mas não é qualquer animal, existe um padrão que precisa atender especificamente a exportação ao país asiático. Pela alta demanda de exportação, 60% do volume de carne brasileiro é destinado para a China, os critérios do boi china melhoraram e muito a qualidade da produção brasileira.

O boi china caracteriza-se por ser um boi jovem de até 30 meses de idade, com até quatro dentes incisivos. Essas características tornam a carne mais macia e apreciada pelos consumidores. Ainda, é necessário que todo o calendário de vacinas esteja em dia e o bovino criado dentro dos melhores padrões possíveis da pecuária como manejo e protocolo nutricional. O animal não pode ter indício de doenças como brucelose, febre aftose e tuberculose

Entenda como produzir animais precoces:

Como produzir boi china 

Por serem abatidos ainda jovens, quanto mais pesados, maior é a rentabilidade do produtor. Uma das estratégias é caprichar na nutrição, oferecendo muito mais que sal mineral e sal proteinado, mas também a virginiamicina.

Muitas propriedades adeptas do Boi 777 utilizam a virginiamicina para promover um giro mais rápido com qualidade, além de evitar doenças consideráveis. Por ser um aditivo melhorador de desempenho, pode ser utilizada em todas as fases desde a cria.

Se você atua com reprodução e deseja produzir bezerros maiores desde a prenhez, a matriz precisa estar muito bem nutrida. E nesse caso, a virginiamicina tem um papel fundamental, já que atua diretamente no organismo das vacas e na formação do feto durante a gestação.

Se você deseja se tornar um exportador, não apenas para a China, mas outros países, algumas medidas precisam ser tomadas:

  • Estudar as regras de cada país para onde deseja exportar;
  • Estar atento ao manejo e não deixar passar nenhuma vacina obrigatória. Se possível, aplicar outras vacinas disponíveis no calendário, mesmo não sendo obrigatórias;
  • A alta produtividade e qualidade dos animais é o que vai te tornar um produtor de sucesso. Seguir processo e protocolos é fundamental para bater a meta de peso e alcançar o lucro desejado.

Saiba como começar: Como produzir carne para exportação.

 

Foto: Rima Agropecuária

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*