Nelore: conheça a raça bovina mais produzida no país

Gostou? Compartilhe!

A nelore é a raça de gado mais produzida no Brasil, com domínio de 85% de todo o rebanho nacional, das quase 200 milhões de cabeças espalhadas por todo o país.

De origem indiana, a nelore chegou ao Brasil no fim do século 18. Rústico, ativo e dócil, tem características fortes e musculatura compacta.

É considerado um bom reprodutor pode ser fértil e pela precocidade sexual. As matrizes têm facilidade de parto e habilidade materna. No nascimento, os bezerros geralmente pesam 30 quilos e desmamam entre 180 e 200 quilos. São resistentes a ectoparasitas. A carne, por sua vez, considerada saudável e natural, é exportada para mais de 146 países.

Tem facilidade para se adaptar ao período de seca, mas também em alagamentos, o que favorece a produção em diversas regiões do país. No entanto, a criação no Brasil é predominante na região Centro-oeste.

As características físicas da raça são pelagem branca, cinza ou manchada de cinza, curta e densa. O focinho é preto e as orelhas são curtas. Além disso, tem chifres.

Acima de tudo, a musculatura é bem desenvolvida. Tem tórax grande, assim como as costelas, pescoço e tronco.

De acordo com a Associação do Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), a raça nelore tem origem há mais de mil anos antes da era cristã.

 

Nelore é uma das raças mais produzidas no Brasil pela adaptabilidade ao clima
Nelore é uma das raças mais produzidas no Brasil pela adaptabilidade ao clima. – Foto: Rubens Ferreira

Nelore Mocho

 

Em primeiro lugar, o sêmen dessa raça é o mais procurado no país. Vale lembrar que o nelore mocho é uma raça brasileira, com origem no estado de Goiás (GO), na década de 60 e tem as mesmas características do nelore. No entanto, o seu diferencial é a ausência de chifre.

Há indícios de uma mutação genética que possa ter interferido no nascimento desses animais sem os cornos, o que facilita aos produtores, pois não há necessidade da descorna, pois como muitos sabem, o chifre pode causar ferimentos não só entre os bovinos e demais espécies da propriedade, mas também ao homem.

Por fim, você quer saber mais sobre as raças que predominam no Brasil?

Então acesse essas dicas agora mesmo e fique por dentro:

Conhecendo um pouco mais das raças da pecuária brasileira. 

Qual a melhor raça de gado para confinamento?

Raças procuradas no banco de sêmen bovino

Por que devo escolher a raça Simbrasil?

Amigo produtor, essa dica trouxe mais conhecimento para a sua pecuária? Então compartilhe com a gente seu aprendizado! Sabe como? Deixando sua opinião aqui nos comentários!

Agora, se você quer saber mais informações, mas prefere o material em formato de vídeos, acesse nosso canal. Todo o conteúdo disponibilizado por lá é totalmente gratuito e atualizado a cada nova semana!

Dicas sobre pecuária de baixo custo estão disponíveis para serem assistidas a qualquer momento: Boi Saúde no YouTube. Aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações, combinado?

Antes de sair do blog, não deixe conferir nossas receitas:

É uma página única com diversas receitas, acesse agora mesmo e desfrute de todo o conteúdo: Receitas de ração para gado

 
banner banner
 

Quais são as principais características físicas da raça nelore?

O nelore tem pelagem branca, cinza ou manchada de cinza, curta e densa. O focinho é preto e as orelhas são curtas. Tem chifres. A musculatura é bem desenvolvida. Tem tórax grande, assim como as costelas, pescoço e tronco.

Por que a nelore é a raça de gado mais produzida no Brasil?

É considerado um bom reprodutor por ser fértil e pela precocidade sexual. As matrizes têm facilidade de parto e habilidade materna.

Qual a origem do nelore?

A origem é indiana. Por isso, a adaptação ao nosso clima é mais fácil do que algumas raças europeias, devido ao calor. Ou seja, o gado nelore se adapta muito bem nas terras brasileiras, sendo resistente ao calor, tanto que apresenta um bom desempenho na região centro-oeste.

Como é a produção de carne nelore?

A carne produzida pelo gado nelore tem distribuição de camada de gordura. Além disso, a carcaça é a mais valorizada do setor. E o sabor apreciado em diversas culinárias.

4 pensou em “Nelore: conheça a raça bovina mais produzida no país”

  1. Levi Cardoso disse:

    Estou intentando iniciar na criação de gado.
    Não tenho fazenda.
    Gostaria debsaber de fazendas de engorda de gado, pois, penso em adquirir os bezerros e enviar para engorda.
    Podes indicar-me algumas?
    Desde já, grato.
    Gosto muito das tuas matérias.
    Te desejo tudo sucesso.
    Abraço.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Levi, muito obrigado por nos acompanhar. Interessante, poderia me enviar por e-mail por favor? josecarlos@boisaude.com.br

  2. Mauricio Ríbas de Aguiar disse:

    Maurício,

    Como faço para aquisição do semer ?

    A raça nelore com cimental dar um bom resultado ?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Maurício, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*