A mistura de fubá com sal mineral para o gado é muito utilizado na pecuária. Alguns produtores a oferecem na rejeição do consumo, outros para potencializar a ração. Mas o fubá tem outras funções, além de tornar o sabor mais agradável. Por isso, a Boi Saúde te convida para descobrir quais são essas funções na dica de hoje.
No final do texto, não deixe de comentar o que achou das dicas. Caso tenha alguma dúvida, escreva pra gente também, combinado? Assim que possível iremos te responder.
Então, vamos lá!
Em primeiro lugar, o fubá é usado por ser uma boa opção econômica na pecuária. Mas esse tipo de farinha também serve para evitar o que o sal empedre no cocho e também há uma melhora na consistência da ração ou sal mineral oferecido.
Rejeição da ração ou suplementos do sal mineral para o gado
O fubá com sal mineral é uma mistura muito oferecida quando há rejeição da mistura pelo gado. Afinal, o fubá deixa o sabor mais agradável e palatável. Ofereça a mistura diretamente no cocho, caso nos primeiros dias, o produtor observe que há uma grande quantidade ao fim do dia.
Além disso, ofereça a mistura apenas nos primeiros dias, nos demais, passe para o sal mineral bruto. Para saber a quantidade de sal correta, indicamos a leitura do texto: Qual a quantidade de sal mineral para os bovinos?.
Para bezerros desmamados
Veja a seguir o que a Embrapa Gado de Corte recomenda sobre a proporção para de fubá com sal mineral para bezerros desmamados com a intenção de suprir a falta de pasto. O indicado é oferecer a mistura na seca.
- Suplementos à base de fubá ou rolão de milho (60% a 80%);
- Farelo de soja (10% a 15%);
- Ureia (5% a 12%);
- Sulfato de amônio (0,3% a 0,6%);
- Fosfato bicálcico (1% a 2%);
- Sal mineral (8% a 10%).
Na fase de recria, a quantidade de consumo deve ser entre 1,5 kg/cab./dia a 3,0 kg/ cab./dia, dependendo da dose de sal e ureia da composição. Se você ainda tem dúvida sobre as fases da pecuária, confira nossa dica sobre o tema: Cria, recria e engorda: entenda as fases da pecuária.
Alimentação com volumoso
Por fim, para o gado de leite, o fubá pode potencializar muito a produção. Para isso, ofereça uma mistura específica.
Entre os ingredientes da receita estão fubá de milho, farelo de soja, ureia, sal mineral, monensina sódica ou virginiamicina e fosfato de cálcio. Ou seja, componentes fáceis de serem encontrados no mercado agropecuário.
A ração deve ser servida em duas porções: pela manhã e à tarde. Acima de tudo, a pastagem deve ser de boa qualidade sempre.
Contudo, amigo produtor, nunca deixe de oferecer alimentos e suplementos da melhor qualidade para o seu gado. Isso faz parte do conceito de bem-estar animal, além de garantir segurança de investimento que dará retorno.
O sal mineral deve ser consumido o ano todo, não apenas na seca, quando muitos produtores deixam para correr atrás do prejuízo. Por isso, tenha em mente que a preparação para o período da seca, começa meses antes. Assim, a produtividade no seu negócio será cada vez maior.
Outra maneira de se atualizar e obter conhecimento sobre produção de gado é pelo nosso canal de vídeos. Então, acesse agora: Boi Saúde no YouTube.
Uma mistura de fubá sal ajuda na engorda do gado
Olá Luiz, obrigado por compartilhar sua experiência conosco amigo. Sucesso na propriedade!
Qual mineral colocar no fubá pro gado comer no dia a dia?
Olá Vânia, essa dica pode lhe ajudar bastante, para saber mais acesse o link a seguir: https://dicas.boisaude.com.br/qual-o-melhor-sal-mineral-para-gado-de-corte-no-mercado/