Qualquer raça pode ser utilizada no regime de confinamento e semi-confinamento. Porém, existem raças que têm uma conversão alimentar melhor que outras. São animais que chegam ao peso de abate em menos tempo. Por isso, descubra qual a melhor raça de gado para confinamento.
Um exemplo: se o trabalho for com animais zebuínos como nelore e gir, que são animais mais resistentes, porém raças mais demoradas na engorda, o produtor terá que demandar mais tempo para o abate. Para saber mais sobre as características do nelore, acesse a dica: Nelore: conheça a raça bovina mais produzida no país.
Se o trabalho for com animais taurinos, como a raça simental e angus, que são mais nobres, e chegam ao peso ideal em menos tempo, é preciso investir em um bom antiparasitário. Essas raças têm características como menor resistência a parasitas como carrapatos e ao clima tropical brasileiro.
Qual a melhor raça de gado para confinamento
O produtor precisa colocar na balança todas essas características e mensurar qual será a melhor raça de acordo com a sua região, regime praticado a pasto, além de análise sobre o tempo de abate.
Antes de iniciar o confinamento, dê preferência ao cruzamento industrial, ou seja, animais frutos de zebuínos e taurinos. Os animais resultado desse cruzamento têm boa resistência aos parasitas e ao nosso clima e chegam ao peso em tempo rápido. Esses aspectos resultam em uma ótima lucratividade.
Uma raça nacional que tem um ótimo desempenho no confinamento é a Tabapuã. Confira no link: Tabapuã: zebu brasileiro ideal para confinamento.
Se você já atua no confinamento, mas pretende agregar mais conhecimentos, acesse a dica: Como aproveitar alimentos da fazenda no confinamento.
Mas se está começando agora, confira esse texto: Confinamento de bovinos é simples e tem bons resultados.
Olá José Carlos, fale um pouco sobre a raça Senepol, por favor.
Olá Humberto, acesse o link a seguir, temos várias dicas sobre a raça Senepol: https://dicas.boisaude.com.br/?s=senepol