Entenda neste conteúdo como eliminar o excesso de lama para evitar que a propriedade rural fique improdutiva.
O excesso de lama é algo frequente nas propriedades devido a mistura de pasto, terra e água. A circulação de animais e pessoas a espalha para todos os lados.
Esse aspecto, além de aparentar falta de higiene, prejudica a saúde dos animais e também do homem. Por isso, é preciso evitar esse problema.
Sem contar que a lama é um prato cheio para bactérias, moscas e parasitas que transmitem doenças graves aos bovinos.
Elimine a lama
Utilize o cocho móvel, assim pode ser trocado de lugar. Caso seja fixo, a área pode ser concretada, o que evita o excesso de barro, lama e fezes que atraem as moscas.
Os modelos de cocho móvel mais comuns são os de plástico. Além do cocho de tambor. São mais leves e práticos para a troca de lugar.
Faça um controle de moscas na propriedade como um todo. Esse inseto transmite diversas doenças ao gado. As moscas se proliferam nas fezes dos animais.
Assegure que o local onde os bezerros ficam esteja sem umidade e com luz solar ao longo do dia. No ambiente seco, a proliferação de fungos, vírus e bactérias é mais difícil.
Que tal montar um pasto-maternidade? Não exige uma estrutura grande. Basta reservar uma parte da pastagem. Aprenda mais aqui: Pasto maternidade: conheça as instalações
O excesso de lama, barro e esterco, prejudica o casco do animal, pois amolece essa parte da pata.
Se o proprietário trabalhar com confinamento, o ideal é fazer um declive de 6 a 8% para evitar o acúmulo de barro e também canaletas na lateral e ao fundo para que tenha escoamento da água.
A doença do casco é um problema presente na pecuária. Previna com as seguintes orientações: Doença no casco de bovinos diminui a produtividade.
Faça um manejo constante da pastagem para evitar a degradação e a formação de poças de lama. Nos locais próximos a salas de ordenha e currais, redobre a atenção. Principalmente, se a sua pecuária é leiteira.
Mantenha a saúde dos animais em dia
Para proteger seus animais de doenças, além de sempre zelar pela higiene da propriedade, a nutrição dos bovinos sempre estar em dia.
Reforçar o organismo com nutrientes não oferecidos pela pastagem e ração é investimento que evita perda de peso e enfermidades.
O corpo do animal cria imunidade e com o uso de produtos naturais, a qualidade do produto não é alterada.
A suplementação é uma grande aliada da pecuária hoje no Brasil. Portanto, sal mineral, sal proteinado, além dos aditivos, precisam estar presentes na nutrição.
Para saber mais, acesse a dica sobre como melhorar a eficiência nutricional dos bovinos.
E sobre nutrição, não perca as informações:
- Tipos de sal bovino: qual o melhor para o gado?;
- Virginiamicina e a eficiência na alimentação de gado de corte.
Aprimore seus conhecimentos. Confira mais conteúdos e tenha sucesso na sua propriedade. Mais dicas com conteúdo gratuito, você encontra em: Boi Saúde no YouTube.