fbpx

Qual idade para touro cobrir as vacas?

Na reprodução, diversos tópicos são importantes para se obter bons resultados. Entre eles, a avaliação para checar a idade para touro cobrir as vacas chegou é um dos mais importantes.

Desde a compra até a primeira monta, o produtor precisa acompanhar esse animal para adquirir um melhor aproveitamento.

Segundo a Embrapa, a reprodução é um mérito 10 vezes mais importante que a qualidade do produto oferecido pela propriedade.

 

Idade para touro o cobrir as vacas

 

O bovino do sexo masculino começa a produção de sêmen, a partir dos 24 meses de idade.

A partir dos dois anos, é possível inserir esse animal na estação de monta. A cada estação, um único touro está apto a cobrir entre 25 e 30 vacas.

O sucesso de uma estação de monta depende muito do planejamento.

Quanto mais organizada, mais satisfatório é o resultado. Portanto, ainda na seca, prepare os animais com uma nutrição adequada.

Em primeiro lugar, monte um pasto-maternidade para acolher as matrizes quando entrarem em trabalho de parto e para os primeiros dias de vida dos bezerros.

Saiba mais:

 

Idade para touro cobrir: está apto para cobertura?
Saiba como avaliar se o touro está apto para cobertura. – Foto: Reprodução Internet

Fertilidade 

 

O exame andrológico proporciona ao proprietário uma análise completa das condições físicas e comportamentais que atuam diretamente na fertilidade.

Além da indicação da qualidade do sêmen (volume, cor, viscosidade e pH) e da libido do animal (apetência do touro para cobrir as vacas).

E também detecta a presença de agentes infecciosos e as condições dos órgãos genitais internos como glândulas vesiculares, próstata e externos.

 

No momento da aquisição do touro, confira: 

 

Para avaliação das características físicas, são orientados analisar na hora da aquisição do touro:

  • Se for para raça de corte, opte pela raça nelore ou brahman. As duas têm boa qualidade no ganho de peso e são animais rústicos. Contam também com boa eficiência alimentar;
  • Caso escolha pela nelore, analise a mobilidade desse animal para checar se existem aprumos, cascos, articulações;
  • Observe narinas e boca largas, pescoço longo. Ombros largos em relação à traseira;
  • Aparelho reprodutor e testículos devem estar saudáveis, bem desenvolvidos e com bom diâmetro escrotal;
  • O prepúcio do animal tem que ser curto para diminuir a incidência de parasitas e lesões dentro da propriedade;
  • Já no touro Brahman, o tórax precisa ser profundo, as costelas espaçadas. Lombos e garupas volumosas, orelhas médias e arredondadas.

Saiba quais características deve analisar na hora da compra:  Como comprar um touro reprodutor.

Por fim, mas não menos importante o amigo produtor não pode deixar de lado algo que abordamos sempre aqui no blog: o bem-estar animal.

Esse conceito consiste em preservar pela saúde do bovino. Isso significa um manejo sem estresse, que não usa da violência contra nenhum animal da propriedade, o abandono do uso de choque e espetos, não lotar o curral, entre outros fatores.

 

Continue aprendendo sobre agro!

 

Já conhece nosso canal de vídeos no YouTube? São diversos vídeos de fácil compreensão com dicas e orientações de tudo que acontece no mundo do agronegócio.

Lembre-se que estar por dentro das notícias do mercado e inovar na sua propriedade com técnicas simples e de baixo custo aumentam o lucro. Então, não perca tempo e acesse agora: Boi Saúde no YouTube.

Até a próxima!

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×