Como comprar um touro reprodutor


Entenda as principais características para comprar um touro reprodutor.

Investir em um bom reprodutor é necessário para obter sucesso na propriedade. Por mais que um reprodutor de boa qualidade tenha um custo elevado, é possível recuperar esse valor com a reprodução das crias. Quando o produtor decide comprar touro, sempre opta pelo fator preço, mas existem outros aspectos que precisam ser analisados.

Características para analisar ao comprar touro

  • Se for para raça de corte, opte pela raça nelore ou brahman. As duas têm boa qualidade no ganho de peso e são animais rústicos. Contam também com boa eficiência alimentar;
  • Caso escolha pela nelore, analise a mobilidade desse animal para checar se existem aprumos, cascos, articulações;
  • Observe narinas e boca largas, pescoço longo. Ombros largos em relação à traseira;
  • Aparelho reprodutor e testículos devem estar saudáveis, bem desenvolvidos e com bom diâmetro escrotal;
  • O prepúcio do animal tem que ser curto para diminuir a incidência de parasitas e lesões dentro da propriedade;
  • Já no touro Brahman, o tórax precisa ser profundo, as costelas espaçadas. Lombos e garupas volumosas, orelhas médias e arredondadas.

A nelore é a raça de gado mais produzida no Brasil, com domínio de 85% de todo o rebanho nacional. De origem indiana, chegou ao Brasil no fim do século 18. Rústico, ativo e dócil, tem características fortes e musculatura compacta. É considerado um bom reprodutor por fértil e pela precocidade sexual. As matrizes têm facilidade de parto e habilidade materna. No nascimento, os bezerros geralmente pesam 30 quilos e desmamam entre 180 e 200 quilos. São resistentes à ectoparasitas. As características físicas são pelagem branca, cinza ou machada de cinza, curta e densa. O focinho é preto e as orelhas curtas. Tem chifres.

Sem título 49 300x189 - Como comprar um touro reprodutor
Nelore é uma das melhores raças para reprodução

A brahman é classificada como uma das primeiras raças de zebus a chegarem ao Brasil, entre os séculos 19 e 20. Devido a boa rentabilidade na pecuária de corte está presente em mais de 70 países. Tem características como boa adaptação a altas temperaturas, são rústicos e resistentes à ecto e endoparasitas. A cor da pelagem pode variar entre vermelha e cinza. Muitos produtores no Brasil utilizam a raça não só para gado de corte, mas também para inseminação. Alguns animais nascem mochos e tem orelhas largas caídas. As fêmeas podem parir antes dos três anos de idade com possibilidade de reprodução até os 20 anos.

Reprodutor para gado de leite

Para comprar touro com foco na reprodução de gado leiteiro, siga as dicas:

  • A raça Gir Leiteiro é uma ótima opção. Tem bom crescimento e a produtividade leiteira é excelente;
  • Observe o chifre para fora, o chifre para baixo e para trás;
  • Os olhos devem ser lateralmente alinhados com a base desses chifres;
  • Orelhas caídas.

Para saber mais, acesse nossas dicas sobre:

Como escolher gado para comprar

Como escolher gado no leilão