Dose de nutrição para bezerro

Investir em uma nutrição adequada desde as primeiras semanas de vida é o ideal para se obter sucesso na engorda. Muitos produtores sabem a importância do sal proteinado, do sal mineral e outros componentes para o gado. Mas e a dose de nutrição para bezerro? Se essa for sua dúvida, não se preocupe que a partir de agora você saberá tudo sobre o assunto.

Para começar, amigo produtor, você sabe quais suplementos nutricionais são ideais para bezerro? Vamos conferir:

  • ureia: o uso da ureia na pecuária precisa ser cuidadoso, principalmente, em novos animais. Pode ser utilizada todo ano e é um composto que mantém o peso com baixo custo e resultados bem interessantes. Na seca, é um ótimo aditivo, pois supre os nutrientes que ficam escassos na pastagem.
  • sal proteinado: aumenta a imunidade e estimula o crescimento saudável. Ainda, auxilia no aumento de peso gradualmente. A indicação é oferecer o sal proteinado para bezerros em todas as épocas do ano. Para entender mais sobre o tema, preparamos uma dica para você: Posso dar sal proteinado para bezerros?.

Uma informação importante é sobre o processo da desmama e o início do fornecimento de alimentos e nutrição, que deve ser em torno da sétima semana de vida. Antes disso, o colostro e o leite materno são indispensáveis para a imunidade e saúde do pequeno animal.

 

Dose de nutrição para bezerro
Dose de nutrição para bezerro é importante para manter a saúde e engorda em dia. – Foto Boy Fotógrafo

Dose de nutrição para bezerro

 

Ureia 

A dose deve ser bem pequena no início. E com o passar dos dias, a quantidade pode ser aumentada. Uma receita com a dosagem ideal é a melhor opção para oferecer uma nutrição adequada aos seus bezerros. Dessa forma, sua lucratividade e bons resultados serão efetivos.

A ureia e o sulfato de amônia correspondem apenas a 1% da cana de açúcar. Desses 1%, 90% é ureia, 1% é o sulfato de amônia

A receita é:

  • 100 kg de cana;
  • 900 gramas de ureia;
  • 100 gramas de sulfato de amônia.

 

Sal proteinado 

O sal proteinado deve ser oferecido na proporção de 1grama por peso do animal. Se o bezerro pesa 70 quilos, deve-se oferecer 70 gramas de sal proteinado por dia, no cocho.

Se você tem dúvidas sobre como iniciar a alimentação dos animais recém-nascidos na sua propriedade, acesse a dica: Alimentação para bezerros: saiba como iniciar.

 
Boi Saúde Logo Preto - Dose de nutrição para bezerro

Ração para Bezerros:
Receba grátis uma receita de ração bezerros!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami