fbpx

Doenças de pele mais comuns em bovinos

Todos nós estamos sujeito a adquirir doenças e com os bovinos não é diferente. Até as doenças de pele são fatores que impactam e muito a produtividade da pecuária. E para que você evite prejuízos e tenha uma alta lucratividade, nesta dica vamos te explicar quais são as doenças de pele mais comuns em bovinos.

 

Doenças de pele em bovinos mais comuns

 

Carrapatos

Causas: As doenças causas por esses parasitas são diversas. Entre elas, estão babesiose, que causa febre, anemia, indisposição, e a tão temida Tristeza Parasitária Bovina. Para saber mais, acesse a dica: Tristeza Parasitária Bovina: saiba como evitá-la.

Sintomas: anemia, incomodo pela presença do parasita que se alimenta do sangue e outras, de acordo com a doença adquirida.

Tratamento: uso constante de carrapaticida, insumos naturais que provocam a queda desses parasitas. Para saber mais, acesse: Carrapatos em bovinos.

 

Verrugas da Figueira

Causas: doença infecto-contagiosa
Sintomas: Além da aparência estética, que deixa o animal com aspecto doentio, as verrugas da figueira trazem grande prejuízo.
Tratamento:

  • Extraia 20 ml de sangue da veia do animal. Adicione 1 ml de cálcio e faça novamente a aplicação desse sangue no músculo do animal. Esse processo deve ser feito uma vez por semana, durante um mês. A verruga da figueira começará a secar e irá cair.
  • Pegue um fio de cobre e coloque na circunferência do pescoço do animal como um colar.  Então com uma varinha bem fina de cobre, perfure a orelha do bovino após esquentá-la, que também fará as verrugas secar e cair.

 

Requeima

Causas: sensibilidade do animal aos raios solares, ocasionando queimaduras, a partir de fotossenbilização pela ingestão de plantas
Sintomas: lesões causadas em áreas de pelagem menor e também as mais expostas a luz solar
Tratamento: tratar as lesões com pomadas cicatrizantes.
Para saber mais sobre a requeima, acesse o link: Requeima em bovinos é causada por intoxicação. 

 

Dermatofilose

Causas: transmitida por carrapatos e insetos que se alimentam de sangue, que inserem agentes resistentes no organismo do animal.
Sintomas: quedas de pelo, crostas secas que parecem verrugas na cabeça, dorso e membros. Em estado avançado pode atingir o corpo inteiro do animal.
Tratamento: antibióticos em doses semanais.

 

Doenças de pele mais comuns em bovinos podem ser prevenidas no cocho.
Doenças de pele mais comuns em bovinos podem ser prevenidas no cocho. – Foto: João Medeiros

Sarna

Causas: contaminação por ácaros psorópticos.
Sintomas: atinge todo o corpo, mas é muito comum iniciar na cauda.
Tratamento: é feito com a aplicação de endectocidas
Como a sarna é uma doença muito comum na pecuária, preparamos uma dica específica sobre ela: Sarna em bovinos: como prevenir e tratar.

 

Tinhas

Causas: tem maior proliferação em animais de estábulo, causa por um fungo.
Sintomas: descamação da pele em locais como cabeça, pescoço e períneo.
Tratamento: aplicação de antifúngico, tintura de iodo glicerinado (1;5), ácido salicílico (5%) ou benzoato de sódio (5%), durante 20 dias. Como os animais ficam em um único espaço, é importante lavar e desinfetar esse estábulo. A indicação de produto é hipocloreto de sódio a 0,25% ou desinfetantes fenólicos a 5%

 

Prevenção de doenças de pele em bovinos

 

Todas essas doenças são totalmente preveníveis. Mais que proporcionar um manejo adequado e um bem-estar animal sem sofrimento, o cuidado com o gado começa no cocho. É lá que toda a saúde do animal começa. Como? Oferecendo suplementos nutricionais não fornecidos no pasto. Dessa forma, o organismo do animal fica protegido de dentro para fora e qualquer contato com fungos, bactérias e parasitas, não afetará a saúde do animal. A imunidade estará em boas condições e o bovino não sentirá o efeito da doença.

Outras formas também é sempre manter sua propriedade com a limpeza impecável. Pasto sem lixos, lamas, plantas tóxicas e objetivos estranhos. Pensando sempre no seu sucesso, a Boi Saúde produziu uma dica para complementar essa que você acaba de ler: Como limpar o pasto.

 
banner banner
 

10 pensou em “Doenças de pele mais comuns em bovinos”

  1. Fernanda mariano ferreira disse:

    Olá boa tarde tou com uma vaca com mal triste não se alimentar bem cortou o leite o que eu faço nessa situação

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Fernanda, boa tarde, sinto muito por estar nessa situação, sugiro que procure um veterinário de sua confiança o mais rápido possível!

  2. Guilherme Henrique disse:

    Olá, voce está de parabéns pelas postagens, muito bem explicado.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Guilherme, seu comentário é muito importante para nossa equipe! Nosso objetivo é facilitar o acesso à informação, para que nossa pecuária seja cada vez mais forte! Muito obrigado por estar com a Boi Saúde!!

  3. José Eduardo Loquett Ortiz disse:

    Como sempre… dicas importantes em que muitos não têm conhecimento! Parabéns e muito obrigado!

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá José, Muito obrigado pelo seu comentário! Mensagens como a sua nos motivam a trabalhar cada vez mais e melhor! Vamos juntos construir um agro cada vez mais forte!

  4. gildevanalvesdasilva305@gmail.com disse:

    Meu Deus,quanta importância de ter vocês,Nós auxiliando com todas informações maravilhosa e nos capacitando sempre para os benefícios ao nossos animais,Deus abençoe sempre por tudo.gratidao.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Gildevan, muito obrigado pelo carinho! Mensagens como a sua nos motivam a trabalhar cada vez mais e melhor! Vamos juntos construir um agro cada vez mais forte!

  5. Claudio Fausto Silva disse:

    Para os pecuaristas são dicas importantes.
    Prami foi muito importante

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Claudio, que bom amigo, mensagens como a sua nos motivam a trabalhar cada vez mais e melhor! Vamos juntos construir um agro cada vez mais forte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*