Diferimento de pastagem: o que é e como fazer

Não é só a seca que faz o solo diminuir a produção de pasto. Alguns fatores externos e ambientais como luz e temperatura. Uma das alternativas para a solução do problema e garantir capim em quantidade para suprir os bovinos, está o diferimento de pastagem. O nome parece complicado, mas é uma técnica bem simples que você vai como fazer agora com a Boi Saúde.

Para ter pasto suficiente para o gado durante a seca, há duas alternativas práticas para o produtor. A primeira é reduzir a taxa de lotação. Isso se faz a partir da comercialização dos animais que com a engorda em dia. E a outra é fazer armazenamento de forragem. Inclusive, pode ser feita em forma de silagem. Para saber como conservá-la, acesse a dica: Como conservar silagem de forrageira.

E ainda, existe o diferimento de pastagem. Conhecida também como vedação de pasto ou feno em pé, é baseada na reserva de uma área de pastagem para ser consumida na seca. Dessa forma, o gado terá alimento o ano todo.

 

Dicas para diferimento de pastagem 

 

  • Inicie a vedação do meio para o fim das águas. Nesse período o pasto estará maior e já recuperado da seca, com as chuvas. Pode ser entre fevereiro e março;
  • Uma dica muito importante sobre o diferimento é a manutenção que precisa ser feita durante o período de vedação. Não basta isolar a área e impedir a entrada dos animais. É preciso observá-la para evitar o acúmulo de massa;
  • Escolha espécies de forrageiras adequadas para esse tipo de técnica. Brachiaria e Cynodon são boas pedidas.

 

diferimento de pastagem 1 - Diferimento de pastagem: o que é e como fazer
Diferimento de pastagem é alternativa para a seca. – Foto: Gironda SA

Complemente a nutrição 

 

Por mais que a pastagem oferecida no diferimento tenha brotado na época das águas, o valor nutritivo é baixo. Por isso, amigo produtor, não tenha o pensamento de que apenas essa forragem é o suficiente para manter a engorda e saúde do gado.

A solução é complementar o pasto com suplementos no cocho. Sal proteinado e sal mineral proporcionam a manutenção do peso. E há também a virginiamicina, que oferece diversos nutrientes e mantém o bovino com o organismo fortalecido para enfrentar a seca sem impacto nas arrobas. Se você ainda não conhece os benefícios, te convidamos a acessar a dica Virginiamicina: saiba tudo sobre o composto. 

 

Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica Planejamento da alimentação para bovinos na seca

 

Referência:

Diferimento de pastagens: ajustando a alimentação do rebanho para a época seca do ano. Informativo Técnico Embrapa.

 
Sal Proteinado - Diferimento de pastagem: o que é e como fazerSal Proteinado mobile - Diferimento de pastagem: o que é e como fazer
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*