Dieta bovina de alta energia

A dieta bovina de alta energia é uma boa fonte de engorda rápida para bois confinados e que estão no método Boi 777. Essas dietas conhecidas como alto concentrado têm algumas táticas para ter o resultado esperado. Não se preocupe que você não terá custos adicionais. Serão necessárias apenas adaptações com o que já tem na sua propriedade.

Mas o que é essa dieta bovina de alta energia? Também conhecida como dieta do alto grão, tem uso, principalmente, na fase de terminação. Ela funciona porque tem altos índices calóricos e aumenta a eficiência alimentar.

E sobre terminação, essa é a fase atual do seu gado?

Se for, não deixe de saber como oferecer uma ração adequada: Receita de ração para engorda de gado de corte: terminação.

 

Como oferecer dieta bovina de alta energia

 

A proporção ideal é 60% de concentrado. Mas essa porcentagem pode ser de até 90% dependendo da raça e sistema que a propriedade adota (pasto, confinamento, semi-confinamento) e também a utilização de métodos de giro rápido, como o Boi 777. Com a meta de atingir sete arrobas em casa fase da criação, o esforço deve ser concentrado direto no cocho: Como alcançar o Boi 777.

Porém, fique atento para não exagerar na dosagem de energia. O equilíbrio entre volumoso e concentrado é fundamental para evitar graves doenças do trato digestivo.

Os alimentos concentrados podem ser soja, farelo de soja, caroço de algodão e milho, por exemplo. Todos esses ingredientes têm menos de 18% de fibra bruta. Essa margem garante alto índice de energia.

Porém, além da ração baseada em alta proporção de concentrado e complementação de volumoso, os suplementos nutricionais não podem ficar de fora. E quando citamos a nutrição, no caso da dieta de alta energia, temos que ir além do sal mineral e do sal proteinado. Isso por uma questão de saúde e também prevenção de problemas que causam dor e sofrimento ao bovino, além de perda de produtividade.

Prepare seu próprio sal, economize custos e tenha um suplemento de alta qualidade: Como fazer sal proteinado para o gado: a receita.

 

dieta bovina de alta energia 1024x666 - Dieta bovina de alta energia
Dieta bovina de alta energia é boa alternativa para fase de terminação. – Foto: Boy Fotógrafo.

Cuidados com a saúde 

 

O consumo em excesso de grão concentrados pode causar alguns problemas graves aos bovinos como acidose ruminal e timpanismo. Quando citamos acima sobre o uso de suplementação além dos sais, a virginiamicina é indicada para a prevenção dessas doenças.

A virginiamicina é um composto antibiótico com tecnologia que absorve os nutrientes de toda a dieta consumida.

Isso faz com que a engorda seja mais efetiva e, ao trabalhar a fermentação ruminal, reduz drasticamente as chances do desenvolvimento da acidose.

Quer se aprofundar no tema? Clique na dica: Virginiamicina e a eficiência na alimentação de gado de corte.

Além de evitar que o bovino sinta desconforto e promover o bem-estar animal, a qualidade do rendimento da carcaça é alta.

 

Dieta bovina de alta energia: cuidados com cocho e bebedouro

 

O seu cocho precisa ter espaço suficiente para que todos os bovinos consigam se alimentar ao mesmo tempo. O tamanho depende muito do número de animais que a propriedade dispõe. O ideal é ter sete centímetros lineares para cada um. Assim não há concorrência e não há desistência devido a lotação no espaço.

O bebedouro também deve estar próximo ao cocho e de fácil acesso. A água é muito importante para a produtividade. Não coloque-a muito próximo à ração para a água não ficar muito suja com rejeitos da alimentação.

Quanto colocado em ponto afastado, mas que esteja ainda dentro do campo visual do bovino, ao caminhar do cocho até o bebedouro, os restos de ração caem no chão e não na água.

Confira mais dicas:

Para aprimorar seus conhecimentos sobre pecuária e ter uma produtividade de destaque na sua região, acesse nossas dicas em vídeo: YouTube Boi Saúde.

 
Virginiamicina - Dieta bovina de alta energiamobile Virginiamicina - Dieta bovina de alta energia
 

2 pensou em “Dieta bovina de alta energia”

  1. WALTER MAGALHAES JR disse:

    Por favor, José Carlos, preciso do telefone de vocês.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Walter, nosso telefone é (017) 4141-3292.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*