Creme para mochar bezerros funciona?

Gostou? Compartilhe!

Mochar bezerros é uma prática frequente na pecuária. Realizar a retirada dos chifres tem várias técnicas. Uma delas é por meio de pomada.

Será que o creme para mochar bezerros funciona? Aqui, além de encontrar a resposta, você entenderá outras formas de realizar o procedimento.

Os conflitos para dominação de território são frequentes em muitas propriedades. Os líderes do grupo, por demarcação de área e instinto, agem com violência, uns com os outros. O resultado? Machucados desde leves até mais graves. Esse é um dos motivos para a descorna.

Outro ponto é a facilidade no transporte. Já pensou não só no momento de embarcar, mas também todos os animais com chifres em um único caminhão? Garantir mais espaço é uma boa alternativa!

Acima de tudo, a segurança é uma questão que precisa estar presente todos os dias na pecuária.

 

Por que fazer a descorna de bezerros? 

 

Quando feita no animal, ainda na fase de cria, há várias vantagens. Em primeiro lugar, a contenção é muito mais fácil devido ao porte do bovino. Em segundo lugar, o chifre ainda está em desenvolvimento. Ou seja, a recuperação é mais rápida.

A melhor época para o procedimento é entre o outono e inverno. Portanto, programe-se para a realização nessa época cujo risco de infecção é menor. Sobre a idade, a partir dos dois meses é o indicado.

 

Creme para mochar bezerros funciona?
Creme para mochar bezerros funciona? – Foto: Gironda S.A.

Quais são os procedimentos para a retirada de chifres de bovinos? 

 

Existem três métodos. São eles: a descorna química, térmica e a cirúrgica.

Química: baseada no uso da soda cáustica no botão do chifre.

Térmica: usa-se o ferro quente para cauterização do botão. No entanto, adote essa técnica apenas quando o chifre já estiver saliente. Além disso, não coloque o ferro muito fundo. A cauterização da ponta já é suficiente para evitar que o chifre se desenvolva.

Cirúrgica: geralmente é aplicada em animais já adultos. A realização por um médico veterinário é o mais indicado.

Não importa a sua escolha, selecione essa tarefa para profissionais experientes. Acima de tudo, evitar danos ao animal é a prioridade.

Os utensílios utilizados precisam estar limpos, assim como o local onde será realizada a descorna.

 

O creme para mochar bezerros funciona?

 

O creme para mochar bezerros, na verdade a pomada, tem sim um bom resultado. Inclusive, os produtores que atuam com bem-estar animal são adeptos do uso.

É uma forma de descorna menos invasiva e que causa menos dor. A pomada ajuda na cicatrização. Fique atento às indicações de uso informadas na bula. Existe também a pomada anestésica, indicada para evitar que o animal não sofra com a dor no momento da aplicação do procedimento.

O uso é feito de acordo com o procedimento escolhido. Um alerta bem importante é:  o creme para mochar bezerros funciona apenas como parte de um dos procedimentos citados acima. Ele por si só não tem a capacidade de fazer a retirada do chifre, por exemplo.

No momento de pesquisa, consulte um veterinário para a escolha da pomada que atenda as suas necessidades.

Por fim, o preço pode variar entre as marcas e também pela quantia que cada bisnaga tem.

 

Nessa dica, você aprendeu sobre descorna. Agora, existe outra grande dúvida nas propriedades que é a castração. Por isso, te convidamos a seguir com a leitura do texto: Castrar ou não bovinos machos? Confira as vantagens. 

Aproveitamos seu acesso para convidá-lo a conhecer os nossos vídeos. No canal, você encontra diversas dicas e orientações para melhorar sua produtividade e lucro na pecuária. O acesso é gratuito e todo dedicado ao agronegócio. Venha conhecer: Boi Saúde no YouTube.

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*