fbpx

Como reduzir o custo da cerca para gado sem segredo

Hoje em dia, é possível economizar madeira e mão de obra na construção da cerca para gado. E como todo produtor sabe, é impossível ter uma propriedade rural com bovinos sem ela. E para promover uma alta produtividade, vamos te orientar sobre como reduzir o custo da cerca na dica de hoje da Boi Saúde.

Acompanhe!

 

 

Em primeiro lugar saiba que para isso, não existe nenhum segredo, amigo produtor. Basta utilizar um distanciador ou balancim, o nome varia de acordo com a região. A grande vantagem do uso dessa ferramenta, é a economia na construção da cerca. É um produto que não é novo no mercado, mas é de fácil aplicação. No vídeo acima, é possível visualizar. Além disso, por conta da facilidade, o próprio produtor pode produzir a cerca, eliminando a necessidade de mão e com isso, reduzir o custo da cerca.

 

A cerca para gado tem boas utilidades: 

 

  • Proteger a propriedade de invasões;
  • Limitar e separar o terreno dos vizinhos;
  • Manter o gado em determinado espaço;
  • Ter os bovinos em lotes separados;
  • Por fim, evitar que animais que fazem parte da sua propriedade entrem no local. E também que os seus fiquem soltos e se percam. Uma boa estratégia é usar o brinco eletrônico que faz o rastreamento do gado.

Acima de tudo, quando for produzir a sua cerca, fique atento ao material que será escolhido e também a forma de construção. O foco é manter os animais em um determinado espaço, mas evitar que eles se machuquem. Afinal, a preocupação e o zelo com o bem-estar do gado deve ser feito diariamente na propriedade. O conceito precisa estar presente na vida do bovino desde o nascimento até o abate.

Saiba mais como promover o bem-estar animal e melhorar os resultados dentro da sua propriedade com a dica: Bem-estar bovino: conceito deve estar presente na pecuária

 

Como reduzir o custo da cerca para gado sem segredo
Como reduzir o custo da cerca para gado sem segredo – Foto: WWF-Brazil / Zig Koch

Uma outra forma de economizar, é o curral feito de pneus usados. O curral ecológico pode ser em formato de creep-feeding para os bezerros se alimentarem e ganharem peso adequado. E também, se adequarem à nova alimentação. Veja como na dica que preparamos a seguir: curral ecológico e econômico é construído com pneus usados.

Contudo, a cerca é importante na pecuária, mas também pode trazer riscos, como raios. Por isso, sugerimos que leia a dica que aborda o assunto com mais detalhes: Como prevenir morte de bois por raios e descargas elétricas.

Ficou com alguma dúvida? Não tem problema. Escreva sua pergunta abaixo nos comentários. Assim que possível, iremos te responder.

 

Continue aprendendo sobre agro!

 

Por fim, não deixe de conhecer o canal de vídeos da Boi Saúde. Toda semana, uma nova dica é publicada focada sempre te proporcionar maior produtividade. Tudo isso de forma gratuita! Acesse agora e confira o conteúdo já disponível: Boi Saúde no YouTube.

Esperamos que essa dica tenha sido uma fonte de informação e conhecimento para seu negócio.

Nos vemos na próxima. Então, até lá!

 
banner banner
 

2 pensou em “Como reduzir o custo da cerca para gado sem segredo”

  1. Boa tarde, no video diz para colocar o balancin em cerca de arame liso com estacas de distancia de 3 metros e o balancin de dois em dois metros.Isso não aumenta o custo? considerando que sem o balancim a distancia normal entre as estacas é de 4 metros

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Claudio, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×