Como realizar o manejo sanitário na recria?

Todas as fases do gado precisam de manejo de acordo com as necessidades. Desde o nascimento até o abate, manter um cuidado sanitário correto protege de doenças graves e mantém o gado em condições para a engorda esperada. Neste texto, vamos indicar o manejo sanitário na recria.

 

O que é recria?

 

É a fase mais extensa do gado de corte. Com duração de 12 meses, a recria tem início no desmame e vai até quase a fase de acabamento e terminação desses animais. Geralmente, a última fase acontece quando os animais estão com o peso vivo de 350 quilos. Além disso, a recria é uma fase com o grande desafio de ganhar sete arrobas por animal.

 

Manejo sanitário na recria

 

Seguindo as recomendações da Embrapa, o manejo sanitário na recria, principalmente para bovinos machos, envolvem a vacinação, dentro do calendário estipulado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). É importante também acompanhar as ações regionais da Vigilância Sanitária do seu estado e município.

 

Vacina contra Carbúnculo

Conhecida como manqueira, é uma doença infecto-contagiosa que causa inflamação nos músculos, o que leva o animal a mancar. A aplicação da vacina deve ser em todos os animais. Pode ser subcutânea, a dosagem pode ser de 5 ml por animal, a partir do terceiro mês de vida. Repeti-la a cada seis meses, até completar dois anos.

 

Vacina contra a Aftosa

A mais conhecida no Brasil devido à alta incidência, causa grandes prejuízos econômicos por ser uma doença viral contagiosa. As feridas são o sintoma primário, seguida de fraqueza e falta de apetite. Cada estado tem um calendário próprio de vacinação e cabe ao produtor ficar atento às indicações das datas de cada Secretaria Estadual de Agricultura. Na maioria dos estados, a vacinação é no mês de maio em animais adultos e no mês de novembro em animais abaixo de 24 meses. Dependendo da região, a vacinação acontece duas vezes ao ano. A dosagem é 2 ml por animal com aplicação subcutânea ou intramuscular. O frasco da vacina, para ter eficiência, precisa ser armazenado em refrigeração entre 2ºC a 8ºC graus, mantido assim desde a compra até o uso no animal.

 

manejo sanitário na recria 1 - Como realizar o manejo sanitário na recria?
Como realizar o manejo sanitário na recria? – Foto: Reprodução Internet

Manejo sanitário: vermifugação e prevenção aos parasitas 

 

Siga estas duas dicas para auxiliá-lo:

  • Faça a vermifugação no seu gado somente quando for fechar os animais para vacinação obrigatória, como a aftosa, por exemplo. O vermífugo pode ser aplicado a partir da desmama até os dois anos de idade. Verifique sempre as instruções do fabricante quanto à idade do bovino;
  • Opte por tratamentos naturais. Durante os demais meses do ano, quando não há aplicação de vacinas, proteja seus animais no cocho. Tratamentos naturais, homeopáticos e fitoterápicos proporcionam boa qualidade com baixo custo;
  • A prevenção aos parasitas deve ser feita de forma constante na propriedade. Muitos insetos, bactérias, parasitas são atraídos pelas propriedades que têm acúmulo de lama e lixo.

 

Melhor estratégia para recria

 

Amigo produtor, sendo bem direto e sem segredos, a melhor estratégia para recria está no cocho, na nutrição que você oferece aos seus bovinos. São os suplementos que vão garantir ao seu negócio uma engorda com resultados rápidos, conforme a fase da recria pede.

Para impactar diretamente nos seus resultados, você precisa inserir diariamente:

Para potencializar a nutrição, confira uma receita para recria: Receita de ração para recria.

 

Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica Como realizar corretamente apartação de bezerros?

 
Ração para Recria - Como realizar o manejo sanitário na recria?Ração para Recria mobile - Como realizar o manejo sanitário na recria?
 

2 pensou em “Como realizar o manejo sanitário na recria?”

  1. Ademir Gomes disse:

    Bom dia. Gosto muito das orientações mas tenho uma dúvida cruel, verdadeira e sem nenhuma conotação depreciativa. Se eu seguir à risca todas vossas orientações terei algum lucro no final? qual uma porcentagem realista?
    Muito obrigado.
    Quero continuar recebendo as orientações.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Ademir, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

whatsapp