Como manter o teor de gordura do leite de vaca?

Para oferecer um leite de qualidade ao mercado, o pecuarista precisa estar atento a todas as etapas da produção. Principalmente, quando se trata de manter o teor de gordura do leite de vaca adequado e esperado pelos fornecedores.

A gordura do leite é fator importante por determinar o sabor. O líquido é composto basicamente por água (87%) e dos demais 13% são gordura, proteína e lactose. Segundo a Embrapa, a concentração de gordura no leite varia geralmente entre 3,5 e 5,3%, em razão de diferenças entre raças, estágio da lactação e de acordo com a alimentação dos animais.

O segredo para se produzir a gordura no leite com o teor adequado é… não tem segredo. A qualidade é determinada pela alimentação oferecida aos bovinos. Alguns componentes são essenciais e determinantes para se atingir o teor exato. Vamos aprender quais são?

 

Como manter o teor de gordura do leite de vaca

 

Oferecer uma alimentação a base de gordura é mais que essencial, para isso, inclua na dieta:

 

Fibras 

O foco do oferecimento de fibras é a fermentação. Entre as sugestões estão a aveia e o farelo de girassol. Não se esqueça de instalar um bebedouro em local de fácil acesso para evitar a falta de consumo de água que é essencial para animais que consomem fibra, principalmente os que que produzem leite. A digestão da fibra no processo é fundamental para garantir uma boa gordura do leite.

 

Volumoso e concentrado 

Oferecer uma dieta na proporção de volumoso e concentrado, mas de forma equilibrada. Cada tipo de dieta não deve ultrapassar 50% da composição de uma ração oferecida. O oferecimento de silagem de sorgo pode ser uma boa pedida, assim como o caroço de algodão.

Sobre o sorgo, para saber como oferecê-lo, acesse: Sorgo para bovinos.

 

gordura no leite 1 1024x683 - Como manter o teor de gordura do leite de vaca?
Teor da gordura no leite determina a qualidade do leite. – Foto: Pixabay

Mantenha o rúmen em dia 

Nada de vaca ficar sem alimento, seja por cocho vazio, seja por não conseguir consumir a quantidade adequada pela competição. Por isso, o tamanho do cocho deve ser adequado ao número de vacas para que todas tenham alcance adequado.

 

Bem-estar impacta no teor de gordura do leite de vaca

 

As vacas destinadas a produção de leite devem receber cuidados essenciais para a manter uma qualidade esperada pelos fornecedores e também pelos consumidores. Confira algumas orientações:

  • Manter os animais em ambientes adequados, limpos e estar atento a higiene dos utensílios da ordenha;
  • Climatização ideal de acordo com as estações do ano. Em currais e instalações muito quentes, as vacas podem reduzir a produção de leite em até 20%. Por isso, oferecer um espaço arejado e com boa circulação de ar promove uma boa saúde;
  • Cuidados diários para evitar a mastite. Para deixar essa doença longe da sua porteira, acesse a dica: Mastite bovina: evite a queda na produção de leite.

 

Não esqueça dos suplementos 

 

O gado leiteiro também precisa de suplementos para manter o peso em dia. Mais que isso, a monensina sódica e a virginiamicina facilitam a produtividade por:

  • melhorar a absorção dos nutrientes da ração, reforçando o organismo contra baixa imunidade e protegendo contra doenças;
  • fornece as vitaminas como A, E, D3;
  • auxilia na recuperação do escore corporal.

Para conhecer mais a importância no composto e o impacto na sua produtividade, acesse: Virginiamicina a pasto: como servir.

 

Referência:

MÜHLBACH, P.R.F. Produção e manejo de bovinos de leite. Porto Alegre: UFRGS, 2004. 119p.

 
Ração para Gado de Leite - Como manter o teor de gordura do leite de vaca?Ração para Gado de Leite mobile - Como manter o teor de gordura do leite de vaca?
 

4 pensou em “Como manter o teor de gordura do leite de vaca?”

  1. E possível fazer silagen em saco sem o inoculanate

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Wagner, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  2. Conteúdo importante para nosso manejo, parabéns!!!

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Tiago, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*