Aveia para bovinos: como e por que oferecer?

Sabemos, amigo produtor, que existem diversos alimentos consumidos por humanos que podem ser oferecidos aos nosso bovinos. Um deles é a aveia. Fonte de nutrientes essenciais para a saúde e muito utilizada na seca, vamos aqui conversar com você sobre como e por que oferecer aveia para bovinos. E não esqueça, se tiver alguma dúvida, é só deixar nos comentários!

Muito utilizada na alimentação de equinos, a aveia é tão democrática que tem bons resultados em todos os regimes: pasto, confinamento e semi-confinamento. Pode ser utilizada na substituição do milho, mas não de forma total. Além disso, os custos podem ser até 20% menores do que os utilizados o grãos tradicionais, como milho e soja.

 

Vantagens da aveia para bovinos 

 

  • boa digestibilidade;
  • para o gado leiteiro é boa fonte de proteína e fibra;
  • pode substituir boa parte do milho, em casos de preços altos no mercado;
  • o oferecimento pode ser feito em formato de grãos frescos ou até mesmo silagem.

 

Aveia substitui o milho? 

 

Não. A aveia pode complementar uma alimentação que tem o milho como base, mas não substitui-lo por completo. A porcentagem correta de substituição deve ser entre de 30 a 40%. Um outra forma de uso da aveia é uma composição de 85% aveia + 15% núcleo proteico.

 

Aveia para bovinos
Aveia para bovinos é boa alternativa na época de alta do milho. – Foto: Boy Fotógrafo

Você já pensou em ter um pasto de aveia? 

 

Não, você não leu errado, amigo produtor. Mais resistente que muitas forrageiras, a aveia tem uma maior resistência a seca. Por isso, algumas propriedades fazem o cultivo com foco no pastejo de bovinos, mas sempre no inverno. Na região Sul do país, há boas experiências sobre esse formato de cultivo.

 

Ureia e sal sempre no cocho

Cabe a nós reforçarmos aqui, amigo produtor, que a aveia é uma ótima sugestão, mesmo não sendo um alimento tradicional na nossa pecuária. Alguns pecuaristas podem se empolgar pela redução do custo e esquecerem dos principais elementos da engorda. Os sal mineral, sal proteinado e a ureia precisam estar presentes em todas as estações no cocho. São eles que garantem uma engorda expressiva, aliada sempre a uma boa alimentação e bom manejo.

Se você ainda tem dúvidas sobre como oferecer ureia aos seus animais, acesse a dica: Como usar uréia na alimentação dos bovinos. 

 

Referência: 
ARGENTA, Flânia Mônego. Whole corn grains, white oat or rice with hulls on feedlot cattle finishing – performance and ingestive behavior. 2015. 97 f. Tese (Doutorado em Zootecnia) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.

 
Boi Saúde Logo Preto - Aveia para bovinos: como e por que oferecer?

Total Corte Premium:
Suplemento vitamínico e mineral com virginiamicina!


6 pensou em “Aveia para bovinos: como e por que oferecer?”

  1. Ola! Tenho uma propriedade no Pará, qual a melhor alimento para o gado nessa região? E a aveia e produzida na mesma região??

    1. Olá Edvaldo, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  2. OSNI DA SILVA NETO disse:

    Bom dia, Como devo alimentar as bezerras, qual a receira?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami