Manutenção de cerca elétrica em propriedade rural

Em muitas propriedades rurais, o uso de cercas mantêm a área segura. Não importa o tipo, manter em estado adequado garante a proteção e as funções desejadas. Aqui, você vai aprender como fazer a manutenção de cerca elétrica na sua propriedade rural.

Além da segurança, a cerca dentro da propriedade auxilia a fazer a divisão por piquetes, no pastejo rotacionado. E ainda separar os animais por lotes para melhor manejo e controle.

Mais que instalar em locais que são adequados, fazer com que estejam funcionando de forma adequada facilita e muito o dia a dia na lida.

Caso a sua cerca elétrica esteja com problemas ou até mesmo para evitá-los, inclua no seu calendário a manutenção.

 

Manutenção de cerca elétrica em propriedade rural

 

Entre as dicas de manutenção de cerca elétrica está a bateria. Para que ela provoque os choques, a bateria precisa estar em dia e carregada. Caso contrário, o efeito esperado não acontece. Além disso, garante que em dias de falta de energia, a cerca continue com a eletricidade. Principalmente, à noite, quando o risco de furto e roubo de gado é maior. Inclusive, para evitar esse problema, acesse: Saiba como evitar roubo de gado. 

Feito isso, as cercas frouxas precisam ser ajustadas e repostas no local. Tenha muito cuidado no momento desse ajuste. O ideal é que seja desligada, caso a potência elétrica seja muito alta, por exemplo.

Sempre que se deparar com plantas crescendo em torno da cerca, trate de eliminá-las. Além da possibilidade de serem plantas invasoras no pasto. Evite que plantas e galhos tenham contato com a cerca.

O aterramento do sistema é outro ponto que faz parte da manutenção de cerca elétrica. Para isso, o uso do multímetro para a leitura é indicado. Dessa forma, as indicações feitas no aparelho irão melhorar o desempenho da cerca.

Entretanto, caso não tenha condições de exercer essas atividades, contrate uma empresa ou profissional especializado para a tarefa.

 

manutenção de cerca elétrica
Manutenção de cerca elétrica em propriedade rural – Foto: Isolar Cercas

Como escolher a cerca para minha propriedade? 

 

Em primeiro lugar, o produtor precisa definir o porquê ele precisa daquela cerca. Em segundo lugar, qual será o custo para a instalação. Você pode contratar empresas especializadas. Ou, dependendo do tipo, você mesmo poderá fazer a cerca na propriedade.

Escolha materiais de qualidade e que sejam resistentes não só ao tempo, mas também a possíveis ações de bovinos.

O investimento necessário fica de acordo com as suas finanças. Antes de tomar qualquer decisão que envolva grana, pesquise se realmente aquele momento é o certo. Acima de tudo, faça uma pesquisa. Busque mais de um fornecedor e mais de um material. Manter as finanças em dia é fundamental para que seu negócio faça sentido. E ainda, tenha uma lucratividade cada vez maior.

Os tipos de cerca mais utilizadas na pecuária são a lisa, farpada e a elétrica, que é o tema dessa dica aqui.

A escolha da cerca elétrica é baseada não só na proteção da propriedade contra invasões. Mas também com o intuito de evitar que o gado ultrapasse determinadas áreas. Sabemos que dependendo do porte do animal, é possível arrebentar o arame. No entanto, a cerca elétrica, com a manutenção em dia, evita esse problema.

Se você está nesse momento de decisão, não deixe de ler:

Por fim, quer ter acesso gratuito a mais dicas sobre pecuária? Acesse nosso canal: Boi Saúde no YouTube.

Referência
6 coisas que você realmente precisa saber sobre cerca elétrica. Revista Segurança Eletrônica.

Quais os riscos de uma cerca elétrica sem manutenção. Ohub.

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*