Como engordar o gado com suplemento no cocho?

Gostou? Compartilhe!

Como engordar o gado com suplemento alimentar no cocho? Na resposta, a Boi Saúde te explica todos os detalhes e porque você precisa usar.

O suplemento alimentar para gado de corte é essencial para os bovinos atingirem o desempenho, de acordo com as expectativas de cada propriedade.

Por mais que a alimentação à base de pasto seja muito bem implementada, até com sistemas que efetivem o consumo o ano todo, os suplementos garantem uma nutrição completa.

O nosso alerta nesta dica será o uso de tecnologias que sejam comprovadas cientificamente, quando se trata de nutrição animal.

Sempre que for investir em alguma tecnologia que irá afetar seu fluxo de caixa no momento da compra, não hesite em partir para uma pesquisa na qual te dê elementos que comprovem o resultado.

 

Como engordar o gado com suplemento alimentar oferecido no cocho 

 

Por que oferecer o suplemento, se o meu pasto é bom? Provavelmente, esse pode ser o pensamento de quem ainda não oferece os suplementos no cocho.

E por que o pasto seja a principal base alimentar de engorda do gado, pode haver diversas variações entre quantidade e qualidade. O resultado é o impacto na produtividade.

Nas próximas linhas, vamos te indicar o que estudos citam sobre o uso da virginamicina e da monensina sódica.

São duas tecnologias que  proporcionam engorda expressiva e que são pesquisadas por sérias instituições por meio de estudos de campo e via laboratório para comprovação dos benefícios.

Os aditivos são utilizados para melhorar a eficiência dos alimentos. Além de estimular o crescimento ou beneficiar a saúde e o metabolismo dos animais.

 

Como engordar o gado: suplemento com tecnologia comprovada
Como engordar o gado: suplemento com tecnologia comprovada – Foto: Reprodução Internet

Virginiamicina

 

É um aditivo desenvolvido na Bélgica, na década de 60. É uma antibiótico

  • A Phibro Animal Health Nutrition, por meio de divulgação de estudo, indica que a estratégia nutricional com virginiamicina melhora bastante o desempenho reprodutivo das matrizes;
  • Os adeptos do Boi 777 não podem deixar a virginiamicina de fora;
  • Tem ação bactericida;
  • Melhora da condição do trato digestivo dos bovinos;
  • Altera os padrões de fermentação ruminal tornando-a mais eficiente;
  • Disponibiliza mais energia;
  • Pode ser oferecida ao gado de corte e de leite.

Essas indicações foram comprovadas por meio de uma metanálise de 12 trabalhos realizados a pasto e 6 trabalhos realizados em confinamento com Virginiamicina, disponíveis no departamento técnico da Phibro Animal Health.

 

Monensina sódica

 

A monensina é outro antibiótico utilizado para o gado. É utilizada nos Estados Unidos desde 1980 como promotor de crescimento. Tem como objetivo principal melhorar o ganho médio diário e a eficiência alimentar dos bovinos.

  • Proporciona melhora na eficiência produtiva dos ruminantes;
  • Também pode ser utilizada na pecuária de corte e de leite;
  • Melhora o processo digestivo;
  • Minimiza as perdas de nutrientes.

Para potencializar sua produtividade, a Boi Saúde preparou diversos formatos de receita, de acordo com a necessidade de cada produtor. Algumas têm aditivos nas fórmulas para proporcionar todos os benefícios indicados na dica. Para escolher uma ou até mais, acesse o link: Receitas de ração para gado. Todo o material é gratuito.

Aproveite e acesse nosso canal de vídeos: Boi Saúde no YouTube.

 

Referência: 

RIGUEIRO, ANDRÉ LUIZ NAGATANI. PROTOCOLOS PARA O USO COMBINADO DE MONENSINA SÓDICA E VIRGINIAMICINA EM DIETAS DE BOVINOS NELORE CONFINADOS. Ilha Solteira, 2016.

EFEITO DO ADITIVO MONENSINA SÓDICA NO METABOLISMO RUMINAL DE BOVINOS DE CORTE. REVISTA CIENTÍFICA DE MEDICINA VETERINÁRIA-ISSN:1679-7353. Ano XII-Número 22 – Janeiro de 2014 – Periódico Semestral.

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*