Engorda de bezerros acelerada com atenção especial

O Processo de engorda de bezerros acontece mais lentamente quando não é realizado com atenção especial.
Esses animais por serem menores, competem a alimentação e o sal mineral com o animal maior.

Faça um creep-feeding para engorda de bezerros

 

A engorda de bezerros pode ser feita de maneira simples e sem custo adicional em sua propriedade. Por meio de um cercado com um vão (geralmente entre 60 e 70 cm) e deve ter passagem exclusiva apenas para animais de pequeno porte e que entre apenas um de cada vez.

Esse cercado é chamado de creep-feeding e tem o objetivo de impedir a entrada de outros animais já adultos.

E nesse espaço, o produtor irá disponibilizar um cocho exclusivo para alimentação da bezerrada com ração e sal mineral.  Pois muitas vezes, os bezerros perdem espaço no cocho na disputa com vacas, boi, touros, búfalos, muito maiores e pesados.

 

Creep-feeding móvel para engorda de bezerros
Creep-feeding móvel para engorda de bezerros. – Foto: Reprodução Internet

Como resultado, eles ficam sem a quantidade de alimentação ideal para que cresçam de forma contínua e corresponda a expectativa de engorda de bezerros de acordo com o investimento financeiro feito pelo produtor.

Esse espaço muito conhecido como creep feeding deve também ter água potável disponível, pois é essencial não apenas para manter o animal hidratado, principalmente em regiões muito quentes e secas, mas tem papel fundamental para a engorda de bezerros.

 

Cuidados com a água servida aos bezerros

 

A qualidade da água oferecida aos animais é importante, pois caso esteja contaminada por fungos, bactérias e outros micro-organismos que roubam os nutrientes, o garrote não terá o desenvolvimento esperado, além do risco de contrair doenças como a verminose em bovinos.

 

Cuidados com a alimentação servida aos bezerros

 

Além disso, e uma outra dica é oferecer uma ração para bezerros suplementar antes mesmo da desmama com a funcionalidade de aumentar a ruminação desse animal. Pode ser oferecida a partir do primeiro mês de vida do novo animal até o sétimo mês.  Há uma receita de ração para bezerros com alto teor de proteína com excelente resultado.

Entre esse período do primeiro ao sétimo mês, o bezerro irá consumir em torno de 500g de ração por dia. Claro, que ele também irá consumir o leite da matriz.

Portando seguindo essas dicas básicas, o produtor terá bons resultados na engorda de bezerros.

 
Boi Saúde Logo Preto - Engorda de bezerros acelerada com atenção especial

Ração para Bezerros:
Receba grátis uma receita de ração bezerros!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami