Engorda de bezerros acelerada com atenção especial

O processo de engorda de bezerros acontece mais lentamente quando não é realizado com atenção especial. Esses animais por serem menores, competem a alimentação e o sal mineral com o animal maior.

 

 

Faça um creep-feeding para engorda de bezerros

 

Em primeiro lugar a engorda de bezerros pode ser feita de maneira simples e sem custo adicional em sua propriedade. Por meio de um cercado com um vão (geralmente entre 60 e 70 cm) e deve ter passagem exclusiva apenas para animais de pequeno porte e que entre apenas um de cada vez.

Esse cercado leva o nome de creep-feeding e tem o objetivo de impedir a entrada de outros animais já adultos.

E nesse espaço, o produtor irá disponibilizar um cocho exclusivo para alimentação da bezerrada com ração e sal mineral.  Pois muitas vezes, os bezerros perdem espaço no cocho na disputa com vacas, boi, touros, búfalos, muito maiores e pesados.

 

creep feeding movel - Engorda de bezerros acelerada com atenção especial
Creep-feeding móvel para engorda de bezerros. – Foto: Reprodução Internet

Como resultado, eles ficam sem a quantidade de alimentação ideal para que cresçam de forma contínua e corresponda a expectativa de engorda de bezerros de acordo com o investimento financeiro feito pelo produtor.

Esse espaço muito conhecido como creep feeding deve também ter água potável disponível, pois é essencial não apenas para manter o animal hidratado, principalmente em regiões muito quentes e secas, mas tem papel fundamental para a engorda de bezerros.

 

Cuidados com a água servida aos bezerros

 

A qualidade da água oferecida aos animais é importante, pois caso esteja contaminada por fungos, bactérias e outros micro-organismos que roubam os nutrientes, o garrote não terá o desenvolvimento esperado, além do risco de contrair doenças como a verminose em bovinos.

 

Cuidados com a alimentação servida aos bezerros

 

Além disso, e uma outra dica é oferecer uma ração para bezerros suplementar antes mesmo da desmama com a funcionalidade de aumentar a ruminação desse animal. A partir do primeiro mês de vida do novo animal até o sétimo mês é o momento para oferecer.  Há uma receita de ração para bezerros com alto teor de proteína com excelente resultado.

Entre esse período do primeiro ao sétimo mês, o bezerro irá consumir em torno de 500g de ração por dia. Claro, que ele também irá consumir o leite da matriz.

Portando seguindo essas dicas básicas, o produtor terá bons resultados na engorda de bezerros.

 
Ração para Bezerros - Engorda de bezerros acelerada com atenção especialRação para Bezerros mobile - Engorda de bezerros acelerada com atenção especial
 

4 pensou em “Engorda de bezerros acelerada com atenção especial”

  1. Boa noite! Na minha região os produtores costumam fornecer na época da seca cama de Galinha de palha de arroz “esterco de Galinha” ao gado de corte e recria. Gostaria de saber sua opinião!

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Sidrak, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  2. Cleidson Garcia de Almeida disse:

    Eu posso servir uma ração a base de mandioca e milho no creep?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Cleidson, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*