Como acabar com a verminose em bovinos

O que é a verminose em bovinos?

A verminose em bovinos é doença comum que atinge gados de corte e leite e proporciona grandes prejuízos.

É muito comum no Brasil, por ser um país tropical e os vermes se proliferam em local quente e úmido. A incidência é alta nas propriedades rurais em regime de pasto.

Por ser parasitária, ela compete com o animal infectado por minerais e nutrientes o que causa sintomas como emagrecimento, anemia, sinais de baixa nutrição, falta de apetite, pelos crespos, pelagem de aspecto ruim ou com queda.

Como prevenir a verminose em bovinos?

Em formato simples, a prevenção evita a proliferação dos ovos e larvas do parasita que transmite a verminose e atinge principalmente animais mais jovens.

Eliminar ovos e larvas do parasita que se proliferam no pasto é a forma de prevenção de contaminação dos animais.

Muitos proprietários fazem a aplicação de vermífugos nos animais, não é incorreto, mas só 5% dos vermes está no animal, os outros 95% estão na pastagem.

Verminose em bovinos nas pastagens
95% da verminose em bovinos estão nas pastagens.

O vermífugo elimina os vermes do animal, mas não do ambiente, onde as fezes do animal que contaminará o solo, transmitindo as larvas aos outros animais.

Não deixe a pastagem abaixo dos 20 centímetros, pois contém alta quantidade de verminose no solo.

Com uma régua ou trena comum, você pode medir a altura do pasto e deixar os animais em pastos com a medida ideal que é de 50 a 60 centímetros.

O cocho não deve estar muito baixo para evitar contato com a pastagem, senão a água da chuva lava a pastagem, passa pelo cocho e deixa ali os ovos da verminose que serão consumidos junto a água e alimento do gado.

É importante que seja realizada a prevenção de todos os parasitas na propriedade. Para isso, preparamos um conteúdo sobre as 5 ações para o controle parasitário em bovinos.

Como tratar a verminose em bovinos?

O tratamento deve ser aplicado em todo o rebanho e não apenas nos animais doentes. O diagnóstico é feito por exame de fezes, que avalia a quantidade de ovos e apresentação dos sintomas descritos acima.  Confira também um vídeo revelando qual o melhor vermífugo do mercado.