fbpx

Castração química de boi: aprenda tudo sobre

Castrar ou não castrar dos bovinos? Esse é um questionamento muito comum na pecuária e que divide opiniões. Se você é time de produtores que realiza esse procedimento, aprenda aqui tudo sobre castração química de boi.

Se você está em dúvida sobre adotar a castração, fique por aqui também. Nas próximas linhas iremos indicar as vantagens e desvantagens.

 

Boi inteiro ou castrado: o que vale mais no mercado? 

O ato de castrar bois é muito comum, entretanto, existem as propriedades que preferem não aderi-lo.

Se você é novo na pecuária ou ainda não sabe porque a castração é realizada, te explicamos agora. Um boi destinado ao abate é castrado por diversos motivos.

Um boi, quando castrado, fica mais manso, o que facilita o manejo. Outra vantagem é que exclui a necessidade de separar lotes de bovinos por sexo, vacas e bois, otimizando espaço e tempo na lida.

E se você quer mais um ponto positivo: animais castrados têm mais aceitação no mercado e qualidade superior, quando comparados àqueles que não passaram pelo procedimento.

Sobre a castração química, segue como uma alternativa para melhorar o acabamento da carcaça. Como resultado, produzem uma carne macia e com boa coloração.

Já os animais considerados inteiros, ou seja, não castrados, ganham peso mais rápido e em maior volume. Eles pesam, geralmente, 10% a mais que os bois que passam pela castração.

Com sua a decisão é sua, de acordo com as expectativas de lucro e organização da agenda do manejo.

   


banner banner
 

Como fazer a castração química de boi

A castração química de boi é a menos agressiva, quando comparada com as outras alternativas como a cirúrgica, quando os testículos são retirados, e com a que utiliza o burdizzo como instrumento, que esmaga os cordões espermáticos, considerada muito agressiva.

As principais vantagens da castração química de boi: 

  • É um procedimento fácil de executar;
  • É menos invasivo quando comparado com os demais;
  • Técnica não cirúrgica;
  • Reduz os cuidados pós-cirúrgico.

A castração química é feita a partir da aplicação do produto Aldeído-Fórmico + Cloreto de Cádmio. A partir da realização desse procedimento, os testículos do boi ficam atrofiados e deixam de produzir os espermatozóides, tornando o animal castrado.

 


banner banner
 

Qual a melhor época para castração de boi? 

É recomendado a castração em determinadas épocas, de acordo com a idade do animal. Confira a orientação da Embrapa:

melhor época para castração química de boi
Melhor época para castração química de boi

 

Apenas boi castrado não garante bom acabamento 

O resultado final de um boi castrado bem acabado não é baseado apenas na castração química. Todo o manejo desde a castração até a fase pré-abate contam, incluindo o que é oferecido no cocho.

Desde a fase da introdução alimentar, fornecer o básico com o sal mineral é uma das formas de produzir uma carne diferenciada no mercado. Essa nutrição é fundamental para a saúde do animal e aumento do desempenho.

   


banner banner
 

Indo além do sal que é um elemento básico, existem outras opções como a virginiamicina que melhora o rendimento da carcaça, conversão alimentar, além de aumentar o número de arrobas.

Outro ponto importante é a qualidade do pasto oferecido e a ração que alimenta o gado na falta de pasto.

Para saber o que oferecer no cocho e melhorar sua produtividade, acesse: Como preparar ração bovina para cada fase do gado?

Referência

Castração bovina – alternativa para melhorar o acabamento da carcaça. Embrapa, 06/05/2015.

Castração de bovinos de corte: a decisão é do produtor. Embrapa – Gado de corte divulga. Campo Grande, 1997

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*