Os carrapatos em bovinos causam grandes prejuízos na pecuária brasileira. São parasitas transmissores de doenças graves, que refletem diretamente na produtividade. O controle de carrapatos em bovinos é a melhor forma de evitar sofrimento animal e gastos com medicamentos e consultas veterinárias. Medidas simples podem salvar sua propriedade e, consequentemente, evitar danos aos negócios.
Se sua a sua propriedade sofre com esse problema, chegou a hora de iniciar o combate ainda hoje!
As doenças causas pelos carrapatos são diversas. Entre elas, estão babesiose, que causa febre, anemia, indisposição, e a tão temida Tristeza Parasitária Bovina. Para saber mais, acesse a dica: Tristeza Parasitária Bovina: saiba como evitá-la.
O controle do carrapato, que é um ectoparasita da ordem dos ácaros, precisa ser feito de maneira conjunta. Para completa efetividade, o combate precisa ser realizado não apenas pela propriedade onde os animais circulam. Mas também pelos vizinhos, assim como a Vigilância Sanitária local. Não adianta apenas a sua prevenção, pois os carrapatos migram para pastos próximos com muita facilidade.
Por que fazer o controle de carrapatos em bovinos?
É importante ressaltar que o uso constante de carrapaticida pode desenvolver uma resistência aos protozoários, por isso é preciso estudar o melhor momento para tratamento, além do melhor produto de acordo com as características da propriedade. Para tratar essa praga, o melhor período é entre o fim da seca e o início das águas. Já o controle biológico, ainda não há resultados que comprovem os benefícios e nem qual predador natural seria realmente efetivo.
- Carrapaticidas podem causar resistência nos parasitas?;
- Gado limpo com pulverização é a melhor forma?
O controle de carrapatos em bovinos
O sistema de pasto rotacionado é uma ótima solução para se prevenir os carrapatos, já que o gado não permanece muito tempo no mesmo local. Além de proporcionar uma pastagem de alta qualidade, o gado fica livre desse tipo de ectoparasita.
Sabe-se que o aspecto físico dos bovinos representa muito sobre o estado de saúde deles. Por isso, manter o gado saudável e com todas vitaminais e sais minerais em dia, proporciona uma prevenção de forma barata e eficaz.
O uso de suplementos naturais, que não deixam vestígios na carne ou no leite, é uma solução que precisa ser adotada nas propriedades para não só haver queda na produção, mas também evitar o sofrimento e promover o bem-estar animal.
O uso de suplementos como o sal mineral e o sal proteinado melhora a saúde do animal, evitando que sejam prejudicados e fiquem fracos com mais frequência, a partir do ataque dos parasitas. Então, programe-se sempre para manter o cocho de sal sempre bem abastecido.
Aprimore seus conhecimentos em parasitas, clique no link e alavanque seus negócios com dicas simples: Vermífugo: entenda qual o melhor do mercado.
Obrigado pela dica.
Meu rebanho tem sofrido muito com o ataque destes parasitas e berne, e, em que pese, o uso constante de medicamentos para combatê-los o resultado não tem sido bom. Talvez meu problema esteja na vizinhança que tem uma pastagem muito suja e que a casa semana aparece um morto. Isto me tira o sono.
Olá Donata, realmente amigo pecuarista, mas muito obrigado por compartilhar sua experiência conosco, continue nos acompanhando!