Para quais animais o capim aruana foi desenvolvido?

Gostou? Compartilhe!

Entre as pesquisas com bons resultados na pecuária brasileira, temos o capim aruana. Desenvolvido em laboratório, quais animais se beneficiam dos nutrientes?

Nesta dica, a Boi Saúde vai pontuar o que é o capim aruana, quais são os valores nutricionais e quais animais tem um bom desempenho a partir do consumo.

Para começar, vamos explicar porque se ter uma espécie de capim que atenda as necessidades nutricionais dos animais da sua propriedade. Bom, muitas espécies têm como base alimentar e de criação o pasto. Com as forrageiras, os animais se alimentam e se nutrem. Cada espécie tem diferentes qualidades e podem melhorar o desempenho do animal, sendo complementada com uma boa ração.
 

O que é o capim aruana? 

 

É uma espécie africana introduzida no Brasil na década de 70. O Instituto de Zootecnia é o mantenedor dessa cultivar, realizando o resgate genético.

Tem alto teor de proteína na matéria seca, chegando a 12%. A altura varia ente 70 e 90 cm. Tem alta tolerância ao frio. Essa informação indica que é uma opção para a região Sul do Brasil.

As folhas são delicadas. A rebrota é feita com facilidade. Os colmos são frios e tenros. A propagação é considerada fácil e rápida. A produção de forrageira chega entre 15 e 26 toneladas de matéria seca por hectare a cada ano.

É um panicum, ou seja, uma gramínea. Tem boa adaptação a climas tropicais e subtropicais. Além da alta produtividade. Caso seu pasto tenha problema com erosão, o capim aruana auxilia no controle.

 

capim aruana
Capim aruana. – Foto: Ceará Sementes

Para quais animais o capim aruana foi desenvolvido?

 

É um capim altamente recomendado para equinos, caprinos, ovinos e muares. É um material especifico para esse grupo de animais. Porém, os bovinos se adaptam muito bem a ele.

Sobre cavalos, tem boa aceitação devido a ser uma material macio. O que facilita o consumo. Ainda, tem uma facilidade na hora da colheita. E outro fator super positivo: não causa cólicas em equinos.

Se você cria cavalo na sua propriedade entende que as cólicas aparecem. Se essa é a sua realidade, indicamos como resolver aqui: Cólicas em equinos são resolvidas com simples medidas.

E mais que ter um bom pasto, não deixe de oferecer uma alimentação adequada: Ração para equinos: confira a receita.

 

O manejo dessa espécie de capim demanda algum cuidado especial? 

 

Não demanda um manejo especial, apenas os básicos. Nem por isso que a prevenção de parasitas deve ficar longe. Pelo contrário, inclua essas atividades na sua lida. Assim como as ervas daninhas e plantas invasoras.

Sobre o plantio, escolha o início da estação chuvosa. O mês de outubro é uma boa época. Em relação a quantidade de sementes, há uma variação entre 10kg e 15kg por hectare. Essa variação vai de acordo com o valor cultural da semente. Dê preferência para o plantio em solos drenados e profundos. Durante a formação, não deixe o calcário de fora.

Para mais dicas de pastagens, recomendamos a leitura:

Além do blog, a Boi Saúde conta com um canal exclusivo de dicas sobre pecuária. Acesse e adquira mais conhecimento sobre pecuária: vídeos para melhorar sua lucratividade.
 
Referência:
DBO

Palmeira Pastos

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*