Alto grão ou silagem para gado: o melhor para confinamento

Alto grão ou silagem para gado? São duas formas de alimentação para o gado confinado. Muitos produtores não sabem qual a melhor a ser oferecida ao gado. Aqui vamos explicar o que é cada uma para que você tenha poder de decisão.

 

O que é cada dieta

 

Primeiro, vamos explicar o que é cada dieta para você saber os detalhes.

Alto grão: A dieta do alto grão é aquela que utiliza concentrado e volumoso. Esse tipo de dieta se dá pela mistura de mais de 60% concentrado, com complemento restante de volumoso. Contudo, os alimentos concentrados podem compor até 90% da receita na dieta. Pois, privilegia-se o uso de ingredientes ricos em energia e pobres em fibras.  Com isso, a dieta proporciona um aumento diário de peso e melhora na eficiência alimentar. Para saber mais sobre essa dieta, acesse: Dieta do alto grão: como funciona e em quais raças aplicar.

Silagem para gado: alimentação baseada em forrageiras verdes e conservadas, em boas condições nutricionais para alimentar o gado. Além das forragens, cana de açúcar também pode ser oferecida nesse formato. A conservação é feita a partir de uma fermentação feita no armazenamento. Muito oferecida no período da seca e produzida durante as águas. Se você quer saber mais sobre a silagem, clique: Silagem de capim para gado.

 

Alto grão ou silagem para gado: o melhor para confinamento
Alto grão ou silagem para gado: o melhor para confinamento – Foto: Confinamento OBF/reprodução instagram

Alto grão ou silagem para gado: o que é melhor para confinamento?

 

Essa é uma pergunta, cuja resposta o produtor terá de acordo com a região e também com a variação de preços dos insumos. Como as duas formas têm resultados bons de engorda, o produtor pode variar de acordo com o valor de mercado do grão. E quando precisar e desejar economizar, pode já no período das águas, optar pela silagem.

Ainda, se você atua diretamente com confinamento, entender as diferenças e características de cada dieta é fundamental para um boa performance do gado na engorda. Neste link, te damos todas as informações sobre os alimentos mais utilizados: Volumoso e concentrado: entenda a diferença. 

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Black Week