Alto grão ou silagem para gado: o melhor para confinamento

Gostou? Compartilhe!

Alto grão ou silagem para gado? São duas formas de alimentação para o gado confinado. Mas muitos produtores não sabem qual a melhor a ser oferecida ao gado. Aqui vamos explicar o que é cada uma para que você tenha poder de decisão.

 

O que é cada dieta

 

Em primeiro lugar, vamos explicar o que é cada dieta para você saber os detalhes.

Alto grão: a dieta do alto grão é aquela que utiliza concentrado e volumoso. Esse tipo de dieta se dá pela mistura de mais de 60% concentrado, com complemento restante de volumoso. Contudo, os alimentos concentrados podem compor até 90% da receita na dieta. Pois, privilegia-se o uso de ingredientes ricos em energia e pobres em fibras. Com isso, a dieta proporciona um aumento diário de peso e melhora na eficiência alimentar. Para saber mais sobre essa dieta, te convidamos para acessar o conteúdo: Dieta do alto grão: como funciona e em quais raças aplicar.

Silagem para gado: alimentação baseada em forrageiras verdes e conservadas, em boas condições nutricionais para alimentar o gado. Além das forragens, cana de açúcar também pode ser oferecida nesse formato. A conservação é feita a partir de uma fermentação feita no armazenamento. Muito oferecida no período da seca e produzida durante as águas. Se você quer saber mais sobre a silagem, nós temos outro conteúdo que poderá te ajudar. Clique aqui para leitura: Silagem de capim para gado.

 

Alto grão ou silagem para gado: o melhor para confinamento
Alto grão ou silagem para gado: o melhor para confinamento – Foto: Confinamento OBF/reprodução instagram

Alto grão ou silagem para gado: o que é melhor para confinamento?

 

Essa é uma pergunta, cuja resposta o produtor terá de acordo com a região e também com a variação de preços dos insumos. Como as duas formas têm resultados bons de engorda, o produtor pode variar segundo o valor de mercado do grão. E quando precisar e desejar economizar, pode já no período das águas, optar pela silagem, por exemplo.

Contudo, se você atua diretamente com confinamento, entender as diferenças e características de cada dieta é fundamental para uma boa performance do gado na engorda. Por fim, neste link, te damos todas as informações sobre os alimentos mais utilizados: Volumoso e concentrado: entenda a diferença. 

Amigo produtor, essa dica trouxe mais conhecimento para a sua pecuária? Então compartilhe conosco seu aprendizado! Sabe como? Deixando sua opinião aqui nos comentários!

Além disso, vale lembrar: caso tenha alguma dúvida, basta deixar sua pergunta. Será um prazer te responder!

 

Boi Saúde no YouTube

 

A Boi Saúde tem outros conteúdos para que você promova pecuária com uma lucratividade alta. Trata-se de um canal de vídeos no YouTube! Pois é!

Toda semana, uma nova dica do nosso consultor, José Carlos Ribeiro, é publicada focada sempre te proporcionar maior produtividade. Tudo isso de forma gratuita!

Então, acesse agora e desfrute de todo o conteúdo já disponível por lá: Boi Saúde no YouTube.

Aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações, combinado?

A Boi Saúde deseja muita prosperidade nos seus negócios. Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*