Dieta do alto grão: como funciona e em quais raças aplicar

A dieta do alto grão precisa ser estudada antes de ser induzida na propriedade. Cuidados específicos devem ser tomados no manejo e no preparo dessa dieta aos bovinos. Porém, quando utilizada de forma correta, essa dieta traz resultados promissores.

A dieta do alto grão é aquela que utiliza concentrado e volumoso. O concentrado é baseado em ingredientes com baixo teor de fibra e alto teor de energia. Caroço de algodão e soja são considerados concentrados. Já os alimentos volumosos são os que tem alto valor de fibra e fornecem baixa energia. Vão desde forrageiras, silagens, feno, até cana-de-açúcar.

 

Funcionamento da dieta do alto grão

 

Esse tipo de dieta se dá pela mistura de mais de 60% concentrado, com complemento restante de volumoso. Contudo, os alimentos concentrados podem compor até 90% da receita na dieta. Pois, privilegia-se o uso de ingredientes ricos em energia e pobres em fibras.  Com isso, a dieta proporciona um aumento diário de peso e melhora na eficiência alimentar.

 

Nelore é uma raça adaptável a dieta do alto grão
Nelore é uma raça adaptável a dieta do alto grão. – Foto: Reprodução Internet

Raças que podem usufruir da dieta do alto grão

 

Os zebuínos, que são as raças como Nelore e Gir, são altamente adaptáveis à esse tipo de alimentação.  Em pesquisas comparativas sobre os resultados entre zebuínos e raças europeias apontam que o alto teor de concentrados tem grandes vantagens para o primeiro grupo.

Porém, para que esse resultado seja efetivo, a dieta precisa conter o mínimo de fibras, quando o teor de amido é menor que 45% de matéria seca. Quando há grande uso de concentrados, ou seja, ingredientes ricos em energia e pouco amido, a boa produtividade é certa.

Devido a alta carga de energia, os animais estão sujeitos a desenvolver a acidose ruminal. Entretanto, oferecer essa dieta aos poucos até a adaptabilidade total é preciso para evitar prejuízos.

Para completar a dica e saber como preparar uma dieta sem volumoso par gado confiado, acesse: Confinamento sem volumoso. Como fazer? 

 
Boi Saúde Logo Preto - Dieta do alto grão: como funciona e em quais raças aplicar

Virginiamicina:
Alavanque os resultados a com Virginiamicina!


2 pensou em “Dieta do alto grão: como funciona e em quais raças aplicar”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami