O que será que significa balanço energético negativo e o impacto na produção das vacas leiteiras? O Brasil tem um grande papel na cultura de leite e para potencializar os resultados, é imprescindível atuar da melhor forma.
O Balanço Energético Negativo tem como sigla BEN. E, infelizmente, não é bom indicativo para a produtividade Pois acontece quando não há consumo adequado de nutrição, sem o balanço necessário, por isso é conhecido como negativo. E o reflexo é diretamente na produção do leite.
Quando acontece? É comum entre as primeiras semanas após o parto.
Amigo produtor, você consegue identificar quando uma vaca não está consumindo a quantidade energética necessária? Além do peso, a quantidade de peso diminui. Ao identificar o problema, é preciso tomar medidas rápidas e práticas.
Entre os motivos da vaca não se alimentar da forma que se mantenha nutrida e saudável, podem ser:
- qualidade da pastagem;
- odor e sabor da silagem;
- higiene do alimento oferecido no cocho;
- oferecimento de nutrição abaixo do esperado;
- acidose ruminal;
- matéria seca.
Para saber corretamente o manejo do gado de leite, acesse a dica: Cuidados no manejo do gado de leite.
Balanço energético negativo vacas leiteiras: Nutrição
Como a nutrição tem um impacto importante no gado leiteiro, mantê-la em dia, além dos tópicos acima é o ideal para evitar o balanço energético negativo.
Alguns componentes são necessários para que o gado de leite seja nutrido de forma necessária a manter a saúde em dia. Mesmo oferecendo um pasto de boa qualidade, encontrar uma forrageira que ofereça todos os nutrientes necessários e que vingue no seu solo é tarefa bem difícil. Com isso, nada mais rápido e prático do que fazer essa complementação no cocho.
Entre os mais usados, está a monensina sódica, que proporciona diversos benefícios na pecuária leiteira. Para saber tudo sobre, acesse: Monensina para gado de leite.
Acesse também o canal da Boi Saúde no YouTube