Está em dúvida sobre como criar gado de corte e qual sistema de criação se encaixa melhor na sua propriedade? Muitos fatores influenciam nesta decisão, mas uma coisa é certa, a nutrição sempre é essencial, independentemente do sistema. Confira mais uma dica da Boi Saúde e esclareça suas dúvidas.
Existem alguns regimes mais utilizados. Vamos pontuar os três principais nas próximas nas linhas. Dessa forma, você poderá escolher o mais adaptado para sua realidade.
Como criar gado de corte: qual o melhor sistema?
Pecuária Extensiva
Mais conhecida como regime à pasto, é o sistema mais utilizado no país. O gado fica livre no pasto o tempo todo e o produtor deve ficar atento para cumprir o calendário de vacinas obrigatórias. A vantagem é a produção de baixo custo. Já a desvantagem, é a falta de pasto na seca. Por isso, nesse regime, a nutrição é mais que obrigatória. É questão de sobrevivência do negócio. Para entender um pouco mais sobre esse regime, acesse a nossa dica sobre o tema: O que é pecuária extensiva?.
Semi-confinamento
Consiste na vedação de uma área da pastagem que será utilizada no período da seca. Claro que aditivos e outros elementos nutricionais também são necessários. A vantagem do semi-confinamento é que você produz mais animais em um período mais curto que no pasto. A desvantagem é o alto custo com a nutrição no período da seca. Ainda, se não tiver uma pastagem com índice nutricional suficiente, os suplementos nutricionais deverão ser mais potencializados no cocho. Se interessou pelo sistema? Confira mais informações no texto: Semi-confinamento: saiba tudo sobre o sistema.
Como criar gado de corte no confinamento
Está em constante crescimento no Brasil. O confinamento consiste em os animais ficarem em uma área separada, com consumo restrito de grãos no cocho. A vantagem é a possibilidade de abastecer o mercado o ano todo. A desvantagem é a necessidade de uma estrutura mais pesada para obter resultados satisfatórios. Além da mão de obra que precisa ser específica, de acordo com a estrutura do regime. O trato dos animais é diário e merece atenção redobrada.
Qual sistema escolher?
Então, amigo produtor, já decidiu qual o melhor para a sua propriedade? Compartilhe com a gente nos comentários qual o regime que você utiliza hoje no seu negócio e se pretende mudá-lo.
Mas fica a nossa orientação, caso ainda esteja indeciso. Se a sua propriedade tem uma grande extensão de terras, opte pelo gado à pasto ou semi-confinamento. Não há necessidade de grandes instalações, o animal será de alta qualidade e é um sistema muito rentável.
Se sua propriedade é pequena, a Boi Saúde indica a opção pelo confinamento. É uma forma de se ganhar escala na pecuária, e inserir um número maior de animais em um espaço não tão grande.
Independentemente da escolha, não esqueça da nutrição
Todos os tipos de sistema de criação de gado de corte exigem complementação de nutrição no cocho. Não tem como fugir desse investimento para potencializar a engorda e evitar a perda de peso, principalmente na seca. Se você ainda não sabe como e nem por onde começar, explicamos na dica: Qual a melhor opção de suplemento mineral para bovinos.
E não esqueça de comentar com a gente o que você achou dessa dica. E se tiver mais dúvidas sobre pecuária, é só nos enviar. Estamos juntos na mesma causa: tornar a pecuária brasileira, a mais produtiva do mundo.
Acesse o canal da Boi Saúde no Youtube
Olá José Carlos, gostaria de saber qual alimentação ideal para Touro reprodutor em crescimento ? Tenho uns na fazenda que ficam semi-confinados depois da estação de monta.
Olá Arthur, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!
Qual o melhor capim para bezerros de 0 meses a 1 ano e 6 meses?
Olá Divino, obrigado por nos acompanhar, no link a seguir temos dicas que podem lhe ajudar bastante, acesse: https://dicas.boisaude.com.br/?s=+bezerros