fbpx

Como nutrir as bezerras para a produção de leite de qualidade

A produção de leite de qualidade é uma condição primordial para os principais fornecedores de produtos derivados do mercado. E um dos fatores para alcançar um produto reconhecido no mercado é a nutrição do gado.

Por isso, queremos saber: como está a nutrição das suas bezerras, amigo produtor?

Na dica de hoje, você vai aprender um pouco mais sobre como nutrir as bezerras para a produção de leite de qualidade.

Afinal, oferecer uma alimentação e nutrição de qualidade, desde os primeiros meses de vida, contribui, e muito, para uma produção de leite de qualidade. Então, vamos começar?

Em primeiro lugar, vamos falar sobre o processo da desmama. Não sei se você sabe, mas o bovino passa por diversas ações que desencadeiam estresse.

O fechamento para vacina, descorna, marcação, enfim… e entre eles, a desmama está entre os mais estressantes. Além disso, quando um animal está nesse processo, é preciso promover o bem-estar animal e uma nutrição diferenciada para evitar a perda de peso. Caso você tenha interesse em aprender todo o processo de forma correta, acesse: Desmama de bezerros correta evita estresse. 

Agora, se você tem dúvidas sobre o que oferecer nesse processo de desmama, te damos uma forcinha com uma receita de ração para bezerros.

Acesse clicando aqui.

Caso você já esteja na fase de novilhas, também temos uma indicação de ração aqui. Acima de tudo, mais que uma alimentação balanceada, inserir suplementos desde essa fase é preciso.

 

Uma nutrição adequada garante uma produção de leite de qualidade
Uma nutrição adequada garante uma produção de leite de qualidade. – Foto: reprodução/Instagram

Nutrição de bezerras para a produção de leite de qualidade 

 

A seguir, listamos o que poderá ser consumido pelas bezerras, a partir da sétima semana de vida:

  • Sal proteinado: a indicação é oferecer para bezerros em todas as épocas do ano. Para saber mais, acesse: Posso dar sal proteinado para bezerros? 
  • Monensina sódica: pode ser consumida por bezerras, principalmente as com foco em gado leiteiro. No entanto, a dose precisa ser certa, pois acima do recomendado, pode ser tóxica. Se você ainda não sabe o papel da monensina para o gado leiteiro, acesse: Diferença entre monensina sódica e virginiamicina.
  • Virginiamicina: pode ser usada com segurança em bezerros. Quer saber mais sobre virginiamicina? Então veja esse conteúdo: Virginiamicina: saiba tudo sobre o composto

Além disso, uma outra sugestão que você pode investir é a ureia. Para saber como servi-la corretamente, acesse: Posso servir ureia para bezerros? . 

E então, amigo produtor, gostou das dicas? Compartilhe com a gente seu aprendizado! Sabe como? Deixando sua opinião aqui nos comentários!

Por fim, caso você ainda tenha alguma dúvida, escreva para gente também, combinado? Será um prazer esclarecer suas dúvidas!

 

Não pare seus conhecimentos aqui!

 

Você sabia que a Boi Saúde tem um canal no YouTube? Pois é! Nele, você encontra diversas dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro.

Um novo vídeo será disponibilizado a cada semana. Tudo totalmente gratuito. Então, que tal dar uma passadinha por lá?

Acesse: Boi Saúde no YouTube. Aproveite e se inscreva no canal. Posteriormente, você será avisado toda vez em que um novo vídeo for publicado.

Até a próxima!

 
banner banner
 

Qual o benefício de uma nutrição de qualidade?

Oferecer uma alimentação e nutrição de qualidade, desde os primeiros meses de vida, contribui para uma produção de leite de qualidade. Ou seja, uma condição primordial para os principais fornecedores de produtos derivados do mercado.

Bezerras podem consumir monensina sódica?

Sim. Principalmente as com foco em gado leiteiro. No entanto, a dose precisa ser certa, pois acima do recomendado, pode ser tóxica.

A virginiamicina pode ser usada em bezerros?

Sim e com segurança.

Quando devo oferecer sal proteinado para bezerros?

A indicação é oferecer sal proteinado para bezerros em todas as épocas do ano. O sal proteinado para bezerros aumenta a imunidade e estimula o crescimento saudável. Além disso, auxilia no aumento de peso gradualmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*