Para te orientar da melhor forma, a Boi Saúde te auxilia sobre informações de acordo com cada fase do bovino e a melhor
Saber o peso e idade para abate de bovinos pode auxiliá-lo na programação de todo o seu ciclo de produtividade.
Os produtores que atuam nos regimes de pasto, semi-confinamento e confinamento, conseguem potencializar a engorda com mais foco. E também aqueles que atuam com vitelos e novilhos.
Primeiro, é preciso indicar que muitos estudos apontam que o melhor peso é a partir de 17 arrobas. Porém, esse dado pode variar de acordo com o mercado e com a região do produtor. E muito mais que isso, com o rendimento da carcaça.
Outro fator levado muito em conta é a raça, já que cada uma tem rentabilidade e produtividade diferentes uma das outras. Além da nutrição e do índice de gordura. Todos esses itens impactam diretamente no melhor momento do abate.
Confira uma tabela de peso e idade para abate de bovinos
Classificação Idade aproximada de abate Faixa de peso
[table id=3 /]
O que você oferece no cocho?
Não basta jogar ração e pronto, o gado ganhará o peso. A ração que você oferece conta muito não só no ganho de quilos, mas na qualidade do rendimento da carcaça.
Não precisa ser nada muito específico. Apenas ingredientes certos, a partir da necessidade de cada fase.
Começando pela cria até a terminação, cada uma precisa de alimentos que favoreçam o crescimento, peso e índice de gordura adequados.
Além da ração mais adequada, monitorar o consumo é outro fator que não pode ser deixado de lado.
Lendo assim, pode parecer frescura, mas se o gado não consome a alimentação, ele não engorda, então algo errado está acontecendo. Portanto, investigue.
Entenda como fazer: Como medir o escore de cocho?
Agora, sobre as rações, saiba como preparar na propriedade:
Importância da nutrição
É sempre importante ressaltar, amigo produtor, que para chegar no peso ideal de abate, a nutrição é fator obrigatório. E também garante uma qualidade diferenciada do produto que será oferecido no mercado.
A nutrição, mais que garantir a engorda e manutenção do peso, também protege a saúde dos bovinos. Doenças transmitidas por carrapatos e demais parasitas proporcionam graves consequências, que impactam diretamente na produtividade.
Mantenha um fluxo de oferecimento de nutrição desde os primeiros meses de vida do bovino. De maneira prática e fácil, o cocho é o melhor aliado do produto, quando contém nutrientes essenciais não encontrados no pasto. Principalmente, no período da seca.
Você pode oferecer os vários tipos de sal, virginiamicina, monensina e ureia. São várias opções que podem ser oferecidas separadas ou até em conjunto, desde que seja feita com cuidado e dosagem adequada.
Se você ainda não oferece e tem dúvidas quanto aos benefícios, acesse a dica: A importância de servir suplementos minerais aos bovinos.
Mais dicas e informações sobre produtividade na pecuária estão disponíveis no canal: Boi Saúde no YouTube.
Primeiramente quero agradecer pelo conteúdo, para mim é muito importante essas informações, pós trabalho a 10 anos como açougueiro e nunca tive essas informações tão importante, agradeço muito a todos, Forte abraço fiquem com Deus.
Olá Talisson, muito obrigado pelo carinho! Mensagens como a sua nos motivam a trabalhar cada vez mais e melhor! Vamos juntos construir um agro cada vez mais forte!