O farelo de milho é muito utilizado para complementar a alimentação do gado. Quando há alta de preço dos demais insumos, o milho acaba se tornando uma opção viável.
Nesta dica, você aprenderá se é possível misturar o farelo de milho com suplementos como o sal mineral, por exemplo.
E não termine essa dica sem deixar seu comentário. Sua opinião é muito importante para o nosso trabalho.
Para começar, vamos entender o que é milho.
Em primeiro lugar, o milho é considerado um alimento concentrado, ou seja, com alto teor de energia e baixo teor de fibras. É uma boa mistura para outros alimentos como a soja, que dará o complemento de proteína.
Em segundo lugar, pode ser usado em diversos formatos, desde farelo, grãos inteiros e silagem.
Sobre a importância dos suplementos, podemos citar que eles são essenciais não só pela manutenção do peso, como para a absorção dos nutrientes e até uma proteção contra alguns problemas de saúde.
Caso tenha necessidade de saber mais, acesse: Quais são suplementos mais usados em bovinos?.
Então, será que a mistura entre farelo de milho e suplementos é adequada para ser oferecida ao gado? É o que vamos descobrir a seguir!
Farelo de milho e suplementos
Se a mistura é uma das suas dúvidas, então você está no lugar certo.
Você pode sim fazer a mistura. O importante é sempre seguir a proporção certa de cada ingrediente para que o gado receba a melhor nutrição possível.
A mistura pode ser oferecida em qualquer época do ano. Nas águas para promover uma melhor engorda, mesmo com pasto em grande quantidade.
Já na seca, é mais que essencial. Na falta de pasto, além de garantir um bom alimento, evita a perda de peso para que o negócio não sofra prejuízos no momento da venda.
Para que você tenha uma boa produtividade, a Boi Saúde indica uma mistura de farelo e suplemento com as seguintes proporções para bovinos adultos:
- 12kg de ureia;
- 25kg de sal branco;
- 10kg de sal mineral;
- 40kg de farelo de soja;
- 30kg de milho moído.
E se desejar mais receitas de ração com suplementos, acesse a página: receitas de ração.
Quando acontece a rejeição dos suplementos no cocho, principalmente, no início do oferecimento, é possível fazer uma mistura do sal com fubá.
O sabor fica mais agradável, fazendo com que o gado o consuma.
Por fim, não pare seus conhecimentos por aqui, continue com a Boi Saúde:
- Milho na alimentação de gado de corte;
- Inoculante para silagem de milho é necessário?;
- Silagem de milho para gado.
Quer continuar adquirindo novos conhecimentos sobre produção de gado? Então, te indicamos o local certo: é pelo nosso canal de vídeos no YouTube.
Toda semana, uma nova dica é publicada focada para te proporcionar sempre uma maior produtividade. Acesse agora: Boi Saúde no YouTube.
Aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações.
Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!
Muito Interessante, encontrei quase sem querer esse blog e
o artigo aqui, gostei muito do que lí aqui… Obrigado!
Olá Alexandre, muito obrigado!! Conte conosco para as melhores dicas do mundo da pecuária: https://dicas.boisaude.com.br
Milho com palha triturado tem ô mesmo valor energético.
Olá Ezequiel, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!