Não são apenas as vacinas e parasitas que precisam de um calendário e controle estratégico para manter o gado saudável. Ter um protocolo de vermifugação de bovinos muito bem planejado mantém os animais com boa saúde, evita sofrimento e a perda de produtividade.
Muitos produtores recorrem ao vermífugo, porém de forma errada e também no período fora do indicado. Para aprender a montar seu protocolo de vermifugação de bovinos, acompanhe mais esta dica da Boi Saúde. A verminose pode provocar uma queda entre 20% e 30% na produção de leite e de carne.
Os vermes também são parasitas, porém atuam internamente no organismo do bovino. A base de sobrevivência é o consumo de vitaminas, açúcares e sais minerais disponíveis no sangue e órgãos do gado. Com isso, há uma concorrência entre o verme e o bovino sobre quem irá usufruir melhor desses componentes. E como os vermes sugam tudo o que é necessário para manter um crescimento sadio e manter a engorda em dia, podem impactar diretamente a produtividade, além de deixar o animal doente.
Sintomas na verminose nos bovinos
A verminose pode causar sintomas que provocam dor e desconforto no animal, entre eles:
- Consumo de alimento abaixo do esperado, devido à falta de apetite;
- passa a consumir terra, lixo, lama, madeira;
- não tem a engorda esperada, pelo contrário, perde peso consideravelmente;
- pode apresentar diarreia, fezes escuras e até com sangue;
- anemia;
- em casos mais graves, o bovino pode não resistir.
Como você pode notar, são problemas de saúde bem sérios, não é, amigo produtor? Por isso, a importância do protocolo.
Protocolo de vermifugação de bovinos
O protocolo começa logo nos primeiros das de vida, ainda quando é bezerro. Caso tenha dúvidas em como escolher o melhor produto, indicamos a leitura: Vermífugo: entenda qual o melhor do mercado.
Bezerro: Idade: A partir dos 2 a 3 meses até o desmame. Período Vermifugar a cada 60 dias ou a cada 90 dias. A melhor época é que seja entre a segunda quinzena de abril até o final da primeira quinzena de maio, época da vacinação contra a Febre Aftosa.
2ª vermifugação – primeira quinzena de julho.
3ª vermifugação – segunda quinzena de agosto ou de setembro
4ª vermifugação – primeira quinzena de dezembro
Cuidados na aplicação e compra do vermífugo
Durante a compra, não deixe de adquirir produtos com recomendações e boa referência no mercado. Fique atento a data de validade. Caso tenha produção de leite, busque informações sobre os princípios ativos do produto para não afetar a qualidade. Ainda, não faça trocas de medicamentos com frequência e utilizar as doses indicadas para não causar intoxicação aos bovinos e também aos profissionais responsáveis pela aplicação.
Mantenha sempre o cocho limpo e o bebedouro com atenção redobrada. A água com vermes é uma das fontes de contaminação. Não descuide da limpeza e também da qualidade da água oferecida aos seus animais. Para manter a higiene do local em dia, confira: Como manter a água do bebedouro de gado limpa.
Nós sempre citamos aqui sobre como o excesso de lama e lixo é perigoso para a saúde. Quando se trata de vermes, então, todo cuidado é pouco. E a verminose não é o único problema causado pela lama, os cascos também sofrem. Com isso, te indicamos a leitura da dica Excesso de lama na propriedade: saiba como eliminá-lo.
E não descuide da nutrição em nenhum momento e época do ano. Os suplementos são responsáveis por repor as vitaminais e minerais não encontrados no pasto e ainda auxiliam na absorção dos mesmos, no caso da virginiamicina. Confira todas as informações no link: Gado de corte: suplementos e melhor época para oferecê-los.
Referência:
Controle da verminose bovina. Embrapa. Porto Velho, RO, outubro, 2006.
Qual é o melhor marca de vermífugo para vacas de leite
Olá Aparecido, para mais informações contate-nos pelo WhatsApp, através do link a seguir: https://bit.ly/2z0RSdC