fbpx

Descorna de bovinos evita feridas e machucados

Como fazer a descorna de bovinos? Se você estava em busca desta resposta, temos uma boa notícia: está no lugar certo. Afinal, na dica de hoje, a Boi Saúde vai te explicar como realizar este procedimento.

Então, continue com a leitura até o final e caso tenha alguma dúvida não deixe de escrever para nós. Será um prazer responder você.

Então, vamos começar!

 

 

A descorna de bovinos é um procedimento muito comum no Brasil. Evita o alto índice de lesões em brigas no território, melhora o aproveitamento de espaço entre o cocho e também no transporte. E o principal, valoriza o animal em casos de venda.

As desvantagens é ter que conter o animal para o procedimento, o estresse e dependendo da técnica, os cuidados dispensados para a recuperação do animal.

Contudo, quando for realizada a descorna em bovinos, faça em todo o rebanho. Assim o produtor otimiza o tempo no processo e também na recuperação. O período ideal é entre o segundo dia de vida e os dois meses.

 

Descorna de bovinos evita lesões em brigas
Descorna de bovinos evita lesões em brigas. – Foto: Reprodução Internet

Conheça os dois métodos de descorna de bovinos

 

1- Químico: consiste na colocação de uma solução líquida cáustica no botão de chifre do animal. Essa técnica é muito utilizada e pode ser feita entre a segunda e terceira semana de vida do animal.

2- Térmica: a mais utilizada no Brasil. Consiste em utilizar o ferro quente que cauteriza o botão córneo do animal. O tempo ideal é entre três e quatro semanas de idade, quando o chifre está um pouco saliente. No entanto, o ferro quente não deve ser colocado muito fundo. Mas apenas cauterizar a ponta já é suficiente para inibir o crescimento. Além disso, o uso da pomada cicatrizante é fundamental para evitar lesões.

A época ideal para ambas as técnicas é entre outono e o inverno, quando a proliferação de moscas e parasitas é bem menor que no verão, por exemplo.

Caso a descorna seja feita em animais adultos, quando o chifre é quebrado, o veterinário de confiança precisa ser acionado para conter o animal e aplicar a anestesia. A cirurgia nesse caso é necessária com uma incisão próxima ao chifre e deve ter a menor retirada de couro possível para auxiliar na recuperação.

Ao realizar qualquer procedimento, lembre-se do bem-estar animal. Afinal, os bovinos devem ser tratados com cuidados e evitar ao máximo dor e sofrimento. Ou seja, fazer a descorna com anestesia e usar a pomada cicatrizante são fundamentais para inibir o estresse do animal.

Por fim, consulte essa dica para complementar seus conhecimentos: como diminuir o estresse do animal.

 

Não pare seus conhecimentos por aqui!

 

Talvez você também se interesse por esses conteúdos:

Quando e como fazer a descorna em bezerros

Creme para mochar bezerros funciona?

Contudo, para complementar seus conhecimentos sobre esse e outros assuntos, te convidamos para conhecer o canal da Boi Saúde no YouTube.

Vídeos atualizados e de fácil compreensão te esperam com acesso gratuito. Então, acesse agora e desfrute de todo o conteúdo já disponível por lá: Boi Saúde no YouTube.

Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!

 
banner banner
 

2 pensou em “Descorna de bovinos evita feridas e machucados”

  1. Luiz Henrique Faria Brandão disse:

    Tenho que realizar em animais jovens e adultos.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Luiz, o período ideal seria entre o 2° dia de vida à 2 meses, mas fica à seu critério avaliar as necessidades do seu animal e propriedade, e continue nos acompanhando amigo. Sucesso nos negócios, abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*