Vida útil de um touro reprodutor e as causas da infertilidade

Gostou? Compartilhe!

A infertilidade é um grande problema no agronegócio. Muitos produtores fazem grandes investimentos em animais reprodutores que podem se tornar inférteis ao longo do tempo. Por isso, é importante estar sempre atento a vida útil de um touro reprodutor e o que causa a infertilidade.

 

 

A infertilidade acontece quando não há produção de espermatozoides saudáveis que garantem a fecundação do óvulo, seja pela monta natural, seja pela inseminação. E as principais causas são doenças e características que podem ser evitadas com cuidados nutricionais e bem-estar animal.

 

vida útil de um touro reprodutor
Confira as causas da infertilidade em touros. – Foto: Reprodução Internet

Vida útil de um touro reprodutor

A vida útil de um touro dura e torno de 10 a 12 anos.

A quantidade e qualidade do sêmen variam de acordo com a raça e manejo que esse bovino recebe.

Quanto mais bem tratado e nutrido, melhor o resultado de fertilidade, que resultará em mais bezerros na propriedade na próxima estação.

Se programe para que a monta seja nas águas, época de pasto abundante. Dessa forma, o touro e matrizes estarão com o organismo e saúde bem reforçados para formar novos bovinos.

Causas da infertilidade

 

Entre as possíveis causas da infertilidade estão:

  • Deficiência nutricional: muitos produtores não oferecem suplementação adequada para o animal. Quando se trata de reprodução, o fósforo, elemento que atua nessa regulação, precisa ser oferecido, além da ração e pastagem. Esses componentes nutricionais, assim como os minerais, auxiliam também na prevenção da perda de peso e garante vitaminas e nutrientes para manter a saúde em dia;
  • Brucelose: doença infecciosa nos animais que causa aborto e  infertilidade. A vacina para prevenção da doença é a B19. Deve ser aplicada somente nas fêmeas entre três a oito meses. A dosagem é de 2 ml por animal, via subcutânea na tábua do pescoço;
  • Outras doenças que afetam a fertilidade de touros e vacas são a vibriose, tricomonose e leptospirose;
  • Preste atenção também no momento de aquisição desse touro. A raça deve ser compatível e adaptável ao clima da sua região. Quando o gado é intolerante a temperaturas muito quentes ou frias, o organismo pode não trabalhar normalmente, afetando essa fertilidade.

 

Subfertilidade em touros

 

Quando o touro não fecunda as vacas, de acordo com a expectativa da propriedade no período de reprodução, pode estar com subfertilidade. Esse fenômeno acontece quando as taxas de reprodução diminuem, mas não é interrompida totalmente.

A subfertilidade pode acontecer pode diversos motivos. Desde aspectos físicos até genética, nutrição e patologia, que podem ser detectados no exame andrológico.

Complemente essa dica com mais informações sobre fertilidade de touros: como avaliar se o touro está apto para cobertura.

Referência

Vida útil de um touro depende da raça. Folha de Londrina.

 
banner banner
 

8 pensou em “Vida útil de um touro reprodutor e as causas da infertilidade”

  1. Bovinos reprodutor zebuino quando esta na fase da puberdade, ocorre mudanças dentarias? e essa mudança traz infertilidade no animal? e o que causa além da infertilidade, e se isso é normal ocorrer na fase da puberdade do reprodutor?

    1. blank José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Thiago, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  2. blank Edimara souza disse:

    Fiz andrologico semana passada em 8 touros. 7 deles apresentavam infertilidade total (0). São touros para heterose, PO, adquirido em leilão, com excelente avaliação genética. Senepol, Simental e charoles. O que pode ter aco tecido? Sao touros jovens (ate 6 anos). O empregado utilizou muito pour on (a cada 15 dias) em razão do excesso de calor do ultimo verão. O que eu faco?

    1. blank José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Edimara, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  3. blank Cleber Pinotti disse:

    Muito útil suas dicas, se seguidas conforme listadas por vc!!

    1. blank José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Cleber, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!

  4. blank Fábio Quirino de Queiroz disse:

    Muito bom suas dicas!

    1. blank José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Fábio, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*