Verrugas em bovinos: saiba tudo sobre o problema

As verrugas em bovinos são um problema muito frequente nas propriedades brasileiras. Conhecida como verruga da figueira ou pelo nome científico papilomatose bovina, o vírus causa grande desconforto ao animal. O combate logo no início da manifestação é o ideal. Porém, a prevenção é a melhor forma de evitar prejuízos financeiros e sofrimento bovino. Confira neste texto todas as informações sobre o vírus e tire todas suas dúvidas!

 

O que são as verrugas em bovinos

 

A doença é um infecção causada pelo vírus Papovaviridae, de gênero Papilomavírus. Geralmente, o vírus se manifesta em animais jovens com imunidade baixa. Porém, bovinos de todas as idades estão suscetíveis. Se não tratada nas primeiras manifestações, as verrugas podem se desenvolver em tumores malignos, levando o animal à morte. Existem seis vírus diferentes que causam as verrugas. Entre as raças mais vulneráveis, está a Holandesa. O sistema de confinamento também é mais vulnerável.

Quais são as regiões mais atingidas? No caso das vacas, o úbere, e em ambos sexos, a cabeça, dorso e pescoço do animal.

É contagiosa? Sim. Assim que o produtor suspeitar da doença, a identificar os primeiros sinais, o animal precisa ser isolado dos demais. Por ser um vírus, a contaminação é feita rapidamente. A transmissão não é só feita de animal para animal. Utensílios não esterilizados também são fontes de contaminação, quando utilizados em bovinos sem a higiene e esterilização corretas.

 

Verrugas em bovinos causam grande prejuízo econômico nas propriedades brasileiras
Verrugas em bovinos causam grande prejuízo econômico nas propriedades brasileiras. – Foto: Reprodução Internet

Tem cura? Com certeza. Porém, em casos diagnosticados rapidamente. Assim que identificar algo anormal na pele no animal, como comportamento que indique que algo não está bem com a saúde do bovino, já tome as devidas precauções. Por isso, sempre indicamos que o produtor conheça bem seu gado. A cada comportamento ou atitude considerada estranha, é necessário investigar.

Causa dor? Como os bovinos transitam na propriedade, mesmo em sistema de confinamento, ao passarem por cercas e barreiras, podem encostar e esfolar as verrugas causando incômodo e sangramento no local. A doença ainda limita os animais a se movimentarem.

 

Afeta o valor comercial do animal?

 

Sim. Por causar uma aparência estética não agradável e danos irreversíveis ao couro, o animal é desvalorizado em transações comerciais. Mesmo tendo uma boa genética, as verrugas causam má impressão de sanidade animal, além de mau cuidado.

 

Como tratar as verrugas em bovinos?

 

Atualmente, estão disponíveis no mercado vacinas e tratamentos utópicos, porém de baixa eficácia e alto investimento, mas existem formas de baixo custo para tratar as verrugas da figueira no seu rebanho:

1 – Extraia 20 ml de sangue da veia do animal. Adicione 1 ml de cálcio e faça novamente a aplicação desse sangue no músculo do animal. Esse processo deve ser feito uma vez por semana, durante um mês. A verruga da figueira começará a secar e irá cair.

2 – Pegue um fio de cobre e coloque na circunferência do pescoço do animal como um colar.  Então com uma varinha bem fina de cobre, perfure a orelha do bovino após esquentá-la, que também fará as verrugas secar e cair.

 

Como prevenir as verrugas e bovinos?

 

Para prevenir, se atente a qualidade da água oferecida ao rebanho, pois é um foco de transmissão, assim como cercas.

Como a imunidade baixa é uma das causas da doença, prevenir é o mais adequado. Mas como fazer essa prevenção? Não tem outra saída sem ser a suplementação. Gado bem nutrido de dentro para fora evita diversas doenças, não só as verrugas em bovinos.

O tratamento oferecido no cocho, junto à ração deve ser natural para não deixar vestígios na carne ou no leite. Com isso, o produtor deve prestar muita atenção no momento da escolha dos itens que irá oferecer aos seus animais. Lembre-se que seus produtos são reflexos de toda a sua produção.

Manter a higiene da propriedade também é um dos fatores de prevenção. Lixo, lama, restos de alimentos não podem ser acumulados na propriedade. Insetos e parasitas são focos de doenças graves como as verrugas.

 

Saiba mais

 

Para manter a imunidade dos seus bovinos e evitar as verrugas e demais enfermidades, acesse a dica: Quais são os suplementos mais usados em bovinos.

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Black Week