fbpx

Verruga da figueira no gado : saiba como eliminá-las

Eliminar a verruga da figueira no gado é um dos grandes desafios do pecuarista brasileiro. A papilomatose bovina é o nome científico do vírus.

A doença acomete mais o úbere, a cabeça e pescoço do animal. Por ser uma doença infecto-contagiosa, a indicação inicial é o isolamento para evitar a contaminação.

Animais de todas as idades podem contrai-la. No entanto, os jovens são os mais acometidos.

 

 

Além da aparência estética, que deixa o animal com aspecto doentio, as verrugas da figueira trazem grande prejuízo. Esse problema acontece devido às perdas de cabeças que o produtor possa ter. Ou seja, caso não faça o tratamento logo no início da manifestação.

Se não tratada adequadamente, o tumor pode se tornar maligno, desenvolvendo câncer no animal. Além disso, outros prejuízos são o comprometimento do couro, mastite e bicheiras.

 

verruga em gado
Verrugas da figueira deve ser tratada logo no início dos sintomas. – Foto: revista Agropecuária

 

Para se ter uma ideia, a incidência da doença é tão alta que apenas no Nordeste, 30% de todo o rebanho já foi contaminado.

 

Prevenção 

 

Para prevenir, se atente a qualidade da água oferecida ao rebanho. Infelizmente, a água que é tão importante na pecuária é um foco de transmissão, assim como cercas.

Além disso, outro aspecto a ser observado é a imunidade do animal. Quando está baixa, é pré-requisito para a doença.

As verrugas podem ser de diversas cores, formatos e tamanhos. Carrapatos e moscas também são vetores. Aproveitando que falamos sobre o assunto, temos dicas aqui no blog sobre o tema. Por isso, sugerimos que leia:

Acima de tudo, quando identificar um animal com verrugas da figueira, isole-o. E não utilize os mesmos utensílios na ordenha e marcação a ferro. O uso desses objetos sem esterilização pode contaminar os demais do rebanho, por exemplo.

 

Combate da verruga da figueira no gado 

 

Por fim, atualmente, estão disponíveis no mercado vacinas e tratamentos utópicos. Porém, são de baixa eficácia e alto investimento. Entretanto, existem formas de baixo custo para tratar as verrugas da figueira no seu rebanho. Confira:

1– Extraia 20 ml de sangue da veia do animal. Adicione 1ml de cálcio e faça novamente a aplicação desse sangue no músculo do animal. Esse processo deve ser feito uma vez por semana, durante um mês. A verruga da figueira começará a secar e irá cair.

2– Pegue um fio de cobre. Coloque-o na circunferência do pescoço do animal. Igual a como um colar mesmo. Depois, com uma varinha bem fina de cobre perfure a orelha do bovino após esquentá-la, que também fará as verrugas secar e cair.

Contudo, quer mais dicas sobre pecuária? Acesse nosso canal. Lá você encontra dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro, em formato de vídeo. Tudo isso de forma gratuita! É só clicar e aproveitar:  Boi Saúde no YouTube.

A cada semana tem um vídeo novo. Aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações. Esperamos que essa dica tenha sido uma fonte de informação e conhecimento para seu negócio. Agradecemos sua companhia e leitura até aqui. Nos encontramos na próxima dica. Então, até lá!

 
banner banner
 

52 pensou em “Verruga da figueira no gado : saiba como eliminá-las”

  1. Jovijm@gmail.com disse:

    Amigo muito esclarecedor e prático barato..mas aqui a região é de baixa incidencia. Obrigado

    1. marketing boisaude disse:

      Olá, para nós é muito importante saber que você utiliza as dicas e receitas da Boi Saúde em sua propriedade!! Continue nos acompanhando, abraço!

  2. Nelson oliveira disse:

    Acho bastante interessante esse assunto que tem como referência os possíveis tratamentos em animais.
    Sendo esses por vírus e bactérias, que afetam diretamente a saúde do animal, inclusive, podendo proliferar para os demais. A autohemoterapia aumenta a imunidade do animal. Sendo que ativa o retículo endotelial ao aplicar o sangue tirado da veia e aplicado no músculo. Será reconhecido como um corpo estranho no músculo. Isso fará quadruplicar o número de mmacrófagos que atuará no processo de fagocitose por sete dias , como um exército reforçado. Com isso irá atacar vírus e bactérias, obtendo assim, um bom resultado.
    Se o boi usa 20 ml, com bons resultados, se faz essa prática com 5a 10 ml em seres humanos. Como foi nas guerras, para se evitar infecções nas cirurgias feitas em campo de batalha. Obs. Não tenho gado, nem tampouco conhecedor veterinário. Só me identifico com a autohemo.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Nelson, opa amigo, muito obrigado por seu comentário explicativo, fico feliz de você estar nos acompanhando e compartilhando sua experiência conosco. Sucesso nos negócios!

  3. André Eufrasio disse:

    Opa tudo bem?
    Ouvi dizer que se aplicar 5ml de querosene elimina as verrugas. Será que é verdade?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá André, nós possuímos um blog com dicas que podem lhe ajudar bastante, para saber mais acesse o link a seguir: https://boisaude.com.br/

  4. Helder José Soares disse:

    Utilizo um procedimento que consiste em implantar uma pequena verruga ( aproximadamente 1 cm cúbico) retirada do próprio animal, embaixo do couro através de um pequeno furo.
    Com 60 a 90 dias todas as verrugas começam a cair.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Helder, obrigado por compartilhar conosco a sua experiência, continue nos acompanhando! Sucesso na propriedade amigo pecuarista!

  5. Roney Amorim disse:

    Boa tarde a todos!!
    Felizmente em minha propriedade não há incidência de Figueiras no rebanho. Qdo surge, uso o VERRUCLIN, aplicando 10ml durante 3 dias seguidos. O resultado é bastante positivo.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Roney, boa tarde, que bom amigo produtor, obrigado por compartilhar sua experiência conosco!

  6. Daniel Negrisolo disse:

    Dicas muito interessantes essa do colar de cobre não sabia vivendo e aprendendo.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Daniel, seu comentário é muito importante para nossa equipe! Nosso objetivo é facilitar o acesso à informação, para que nossa pecuária seja cada vez mais forte! Muito obrigado por estar com a Boi Saúde!!

  7. Como faço pra elimina as verruga do gado?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Nara, a resposta para dúvida, você encontra aqui no blog da Boi Saúde. Mas caso tenha dificuldade em achar, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

    2. JHULY VILELA DA ROCHA disse:

      Minha mini vaca tá com muitas verugas no peito apliquei verrclin mas não teve jeito não sei o que fazer me ajuda por favor

      1. José Carlos Ribeiro disse:

        Olá Jhuly, existem formas de baixo custo para tratar as verrugas da figueira no seu rebanho. Confira:

        1– Extraia 20 ml de sangue da veia do animal. Adicione 1ml de cálcio e faça novamente a aplicação desse sangue no músculo do animal. Esse processo deve ser feito uma vez por semana, durante um mês. A verruga da figueira começará a secar e irá cair.

        2– Pegue um fio de cobre. Coloque-o na circunferência do pescoço do animal. Igual a como um colar mesmo. Depois, com uma varinha bem fina de cobre perfure a orelha do bovino após esquentá-la, que também fará as verrugas secar e cair.

  8. Oi gostaria de saber se eu fazendo essa aplicação do cálcio no sangue por um mês e as figueiras não desaparecer total eu posso fazer novamente ou não?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Misirlei, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  9. Marcia de aguiar disse:

    Boa noite minha vaca está com figueira no ubere e está com bizero eu não sei oque fazer acho q ela vai perder os peito porque ele só está mamando na q não tem figueira

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Marcia, sinto muito por estar nessa situação, sugiro que procure um veterinário de sua confiança o mais rápido possível!

  10. felipe diasq disse:

    gostei do site parabéns pelo trabalho

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Felipe, muito obrigado amigo! Conte conosco para as melhores dicas do mundo da pecuária!

  11. Rosemeire Silva De Oliveira Damasceno disse:

    Tenho um bezerro com figueiras quanto de cálcio eu coloco no sangue da seringa e qual fonte de cálcio usar .Tem como tratar com homeopatia?Se eu tratar no início com nitrato ou verrutrat elas somem?ele está junto com os outros bezerros isto é contagioso?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Rosemeire, você utilizá 1 ml de cálcio. Não utilize os mesmos utensílios na ordenha e marcação a ferro. O uso desses objetos sem esterilização podem contaminar os demais do rebanho. Para mais informações sugiro que envie um e-mail “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa!

  12. tudo bem? gostei muito do seu site, parabéns pelo conteúdo. 😉

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Nino, obrigado por nos acompanhar. Conte sempre com a Boi Saúde!

  13. Wilton Alves da Silva Freitas disse:

    Bom dia Não entendi direito
    Coloco um com os de cobre e deixo no animal de depois faço um furo na orelha dele com um arame de cobre?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Wilton, obrigado por nos acompanhar, sim, com uma varinha bem fina de cobre você perfura a orelha do bovino.

  14. eu tenho uma novilha quem tem uma deficiencia ela rumina o capinho todo e nao engorada ja tenho ela a dois anos. como eu faço para tratar esse problema

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Lucas, obrigado por nos acompanhar, temos uma excelente receita de ração para engorda de novilhas, basta clicar no link a seguir, siga os passos que enviaremos a receita em seu e-mail: https://boisaude.com.br/racaoparanovilhas.html?utm_source=bannerPost&utm_medium=blog&utm_campaign=RacaoParaNovilhas

  15. Maria Glória disse:

    Qual o local que posso retirar o sangue da vaca com mais facilidade?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Maria Glória, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  16. Cláudio Henrique disse:

    Aplico verrutrat mas ñ resolve e custa caro

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Claudio, obrigado por nos acompanhar, sugiro que faça uma de nossas dicas de baixo custo para tratar as verrugas da figueira no seu rebanho.

      1. Aqui em casa uma novilha deu bastante figueira colocámos um pedaço dê fio de cobre entre couro com 15 dias repetimos do outro lado funcionou mesmo tá quase acabando murcharam e tá caindo não precisa tirar ele derrete

        1. José Carlos Ribeiro disse:

          Olá Maria, que bacana amigo produtor, fico feliz que esta te trazendo resultados excelentes!

  17. JOSE JUNIOR FARYNYKI disse:

    E pode consumir a carne do boi q tem este problema?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá José, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  18. ANTONIO SIMPLICIO DE SOUSA disse:

    – Como evitar e qual é o tratamento para eliminar a figueira ou verruga bovina? Qual é a melhor homeopatia a ser usada?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Antonio, obrigado por nos acompanhar, no link a seguir temos dicas que podem lhe ajudar bastante, acesse: https://dicas.boisaude.com.br/como-eliminar-as-verrugas-da-figueira/

  19. De que maneira o cálcio deve ser adicionado ao sangue retirado do animal para reinjeção?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Pedro, você irá extrair 20 ml de sangue da veia do animal, adicione ao sangue retirado 1 ml de cálcio e faça novamente a aplicação desse sangue no músculo do animal. Esse processo deve ser feito uma vez por semana, durante um mês.

  20. SEBASTIAO NATAL PIRES disse:

    Fazemos tratamento a base de hemoterapia em nossa propriedade e na maioria dos animais o resultado é bem satisfeito. James i a em 60 dias já se vê uma melhora.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Sebastião, temos mais dicas sobre homeopatia, confira: https://dicas.boisaude.com.br/homeopatia-para-gado/

      1. marcelo toturella disse:

        Bom dia, meu nome é Marcelo Torturella e gostaria de saber que fonte de cálcio eu utilizo pra essa mistura, e qual a função do cálcio nesse processo, obrigado.

        1. José Carlos Ribeiro disse:

          Olá Marcelo, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

          1. queria saber se meu animal teve a verruga ,mas tirei eledo pasto em quanto tempo posso coocar ouro no pasto

            1. José Carlos Ribeiro disse:

              Olá Itamara, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

      2. Sebastião Rodrigues disse:

        Na verdade não é uma resposta, mas sim uma pergunta: a creolina injetada na veia da orelha da vaca pode ser eficaz?

        1. José Carlos Ribeiro disse:

          Olá Sebastião, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

    2. E depois as verrugas voltam ou desaparecem de vez ?

      1. José Carlos Ribeiro disse:

        Olá Bruna, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*